A grande maioria das empresas que aplicam o Inbound Marketing pensam na geração de leads. Mas não adianta somente ter o lead, concorda? É preciso gerar vendas a partir da atração desses novos consumidores.
Neste blog você vai conferir como gerar vendas com o Inbound Marketing.
Boa Leitura!
O que é o inbound marketing?
Primeiramente vamos relembrar o que é o inbound marketing. O termo também conhecido como marketing de atração é qualquer atividade de marketing, onde se baseia na atração de novas pessoas para geração de novos negócios.
Basicamente o inbound marketing se define como uma junção de estratégias para atrair o interesse da pessoa seja em um produto, serviço ou conteúdo.
Entenda melhor a seguir.
Atrair, educar e vender
Antes de pensar em vender para o consumidor, pense em ajuda-lo. Hoje, devido à tantas informações disponíveis, o consumidor de fato faz diversos tipos de pesquisa, antes de realizar uma compra.
Por isso, o inbound marketing é tão importante. Primeiro, você cria estratégias para atrair o seu potencial cliente, educa com informações que o guiaram até a compra e aí sim você vende.
O bom disso tudo ainda é que uma vez que você se torna uma autoridade no seu segmento, você não somente atrai, educa e vende para o seu público-alvo, você fideliza os consumidores, tornando-se clientes reais e fiéis a sua marca.
Como aplicar e gerar vendas com o inbound marketing?
Para fazer isso, pense na jornada do seu cliente. Crie e utilize as personas para entender quem é o seu público-alvo e como você vai fazer a comunicação com ele. Além disso, pesquise, analise os seus concorrentes e tenha em mente como a sua empresa, produto ou serviço resolve a dor do seu cliente.
Com todas as informações em mãos, inicie as etapas do inbound marketing. Veja a seguir cada uma delas:
- Atração: trazer mais visitantes para o seu negócio;
- Relacionamento: nutrição de leads;
- Conversão: Qualificação do lead;
- Análise: observação dos resultados e melhorias.
A aplicação das estratégias de inbound marketing envolve a comunicação com o lead através de conteúdos relevantes, criação de landing pages ou também conhecidas como páginas de vendas, anúncios em redes sociais, marketing de conteúdo, entre outras.
E todas estas ações devem estar diretamente ligadas a jornada de compras do cliente e ao funil de vendas, para que você consiga conversar de maneira segmentada e personalizada de acordo com cada etapa que o lead estiver em sua jornada de compra.
Pronto, agora é só começar a aplicar as estratégias de inbound marketing para atrair seu cliente, educar e vender.
Saiba mais em nosso blog post: Inbound marketing: entenda como aplicar
Quais as vantagens do inbound marketing?
O inbound marketing é uma das atividades do marketing digital que trazem inúmeras vantagens para as empresas que querem atrair novas pessoas para vender mais.
Como já dissemos, o inbound tem como objetivo atrair novas pessoas para certo tipo de conteúdo, serviço ou produto, mas é não é só isso, ele também traz outras vantagens como:
- Aumenta o reconhecimento da marca;
- Ajuda a tornar pessoas mais engajadas com a marca;
- Geração de leads mais qualificados para compra.
Por fim, podemos concluir que o inbound marketing é uma das maneiras mais eficientes para gerar novos leads e consequentemente novas oportunidades de negócio.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Veja os conteúdos relacionados no blog Agência Oranges ou entre em contato com a gente.