As redes sociais atualmente são uma das melhores ferramentas para atrair e gerar novas vendas. Mas como criar posts que engajam?
Hoje em dia é essencial que toda empresa tenha uma rede social ativa. Não adianta apenas criar uma rede social, é preciso gerar conteúdo relevante de forma que crie uma interação entre a marca e o público-alvo.
O conteúdo é o que vai fazer a grande diferença em sua rede social.
Pense no porque uma pessoa deve seguir a sua rede social, e a partir daí encontre o diferencial do seu perfil, o que você quer falar, o tom de voz da sua marca e assim estabeleça o seu posicionamento.
A seguir vamos te mostrar alguns passos para você criar posts que engajam aumentando a e fortalecendo a sua presença on-line.
Planejando o conteúdo para as redes sociais
O primeiro passo para criar posts que engajam nas redes sociais é o planejamento de conteúdo. Muitas profissionais do marketing falam em calendário editorial, e ele é fundamental para o seu negócio.
Vamos lá! Primeiro pense no seu objetivo de marketing, o que você deseja comunicar, para quem, e onde você deseja publicar seu conteúdo. Lembre sobre o que as pessoas querem ver na sua rede, o que chama a atenção delas, o que fará elas te seguir. Defina a quantidade de conteúdo e os canais serão divulgados o conteúdo.
É importante lembrar que o planejamento de conteúdo precisa estar focado nos objetivos da empresa, precisam ser desenvolvidos pensando nas personas, e não somente publicar para ter uma frequência.
O consumidor de hoje é uma pessoa muito mais atualizada, que por ter muita informação e de fácil acesso, ele pesquisa muito mais, então ele também se torna uma pessoa mais exigente.
Se você colocar conteúdo em sua rede social apenas por volume, você não vai conseguir atingir os resultados esperados, por isso, crie um calendário editorial e um conteúdo relevante para a sua persona.
O que você precisa fazer na fase de planejamento:
- Defina as peronas
A persona é a definição do cliente ideal. É um perfil que envolve questões com idade, sexo, profissão, gostos, onde trabalha, se é casado e possui filhos, qual seu objetivo profissional, entre outras informações que vão definir uma pessoa que seria o seu cliente ideal.
- Defina os objetivos
Qual o seu objetivo com o conteúdo? Nessa etapa você vai definir se você vai fazer um conteúdo para atrair mais pessoas, gerar novos leads, aumentar o engajamento das pessoas com a marca, fortalecer a marca, entre outros.
- Programe o conteúdo para ter uma frequência de publicação
Na fase de publicação do conteúdo é preciso ter uma frequência. Não adianta publicar uma vez a cada 15 dias. As redes sociais são canais imediatos, e uma publicação tem baixa duração, por isso é importante manter uma frequência de publicação.
- Faça um calendário de postagens
Para que você tenha uma frequência e um controle tanto do que está sendo publicado como dos resultados, é importante que você faça um calendário editorial com todas as postagens em um período.
- Definir os principais temas
Dentro da definição da comunicação é importante você definir um tema, de acordo com a sua campanha de marketing digital. Pode ser que você tenha vários temas, então é importante organizar o que você deseja comunicar.
- Encontre o tom de voz da marca
O tom de voz da sua marca é muito importante pois ele define como a sua marca vai se posicionar, se vai ser um tom mais engraçado, se você quer ensinar o seu público, se vai ser um tom mais de descontração ou mais sério. Existem diversos tipos de tom da marca que você pode definir o que é melhor para a sua empresa.
Bom, após definido todas essas questões você está pronto para montar o planejamento para a sua linha editorial de publicações.
Tipos de conteúdo para as redes sociais
Depois de identificado os objetivos e feito o planejamento é hora de pensar no desenvolvimento do conteúdo. Mas como falamos anteriormente, estamos pensando em conteúdo que realmente engaja o público-alvo.
Para isso vamos ver sobre os principais tipos/formatos de conteúdo e qual a diferença entre eles:
- Vídeo
O vídeo é um formato de conteúdo bem aceito pelo público e pelos algoritmos das redes sociais. Através do vídeo você pode passar a sua mensagem de forma mais clara e chamativa, podendo gerar um maior número de interações com o conteúdo apresentado.
- IGTV
O IGTV é uma ferramenta do Instagram criada recentemente onde você pode fazer vídeos mais longos que podem chegar de 10 a 60 minutos de duração dependendo do tipo de conta.
Além disso, você pode compartilhar o vídeo no feed o que pode trazer mais engajamento para o seu perfil, e pode ser utilizado de diversas maneiras.
- Carrossel
O formato carrossel permite que você publique uma sequência de imagens ou vídeos em uma mesma publicação. A vantagem é que você pode utilizar apenas uma publicação para publicar mais de um conteúdo.
- Foto
A foto é um tipo de formato que deu início ao Instagram. Dependendo do tipo de negócio é possível utilizar esse tipo de formato para deixar o perfil atrativo e conseguir bastante engajamento com o público.
- Stories
O Stories é uma função que permite o usuário postar vídeos rápidos, com efeitos, emojis, música e outras funções. Além disso possui ferramentas como enquetes, caixa de pergunta, respostas, que muitas empresas e marcas podem usar para saber mais do seu público em relação à marca. Cada publicação tem a duração de 24 horas, e você pode usá-la como destaque no perfil.
Construindo posts que engajam
Por fim, vamos ver algumas dicas de como criar posts que engajam nas redes sociais. Depois de saber sobre o planejamento de conteúdo e os tipos de canais, agora vamos para a parte do engajamento.
Como já dissemos, não adianta apenas publicar um conteúdo, a pessoa precisa interagir com ele, estar engajada com o que foi postado.
Um post engajado ele pode gerar muitas curtidas, envio de direct e comentários. Um post no Instagram por exemplo que logo que posta tem muitos comentários, logo ele será oferecido para mais pessoas pois o próprio algoritmo da ferramenta entende que o conteúdo foi bom e dispara para mais pessoas.
Além disso, um post bem engajado abre mais oportunidades para que mais pessoas vejam o seu conteúdo, através do compartilhamento e quanto mais pessoas engajadas com o seu perfil mais fácil dele crescer.
Para criar esse tipo de conteúdo, você deve saber bem que é a sua persona, ou seja, quem realmente compraria o seu produto/serviço. Faça um conteúdo para essa pessoa, entenda o que ela gosta, invista em um conteúdo interativo.
Sabendo quem é a sua persona e utilizando os recursos que as redes sociais oferecem, você pode se relacionar com o seu público. Faça perguntas para o seu público, entenda o que eles gostam, peça para eles comentarem, envie o seu post para os clientes que você acha que vai gostar do que foi publicado, e assim você vai construindo cada dia mais um conteúdo que gera uma interação entre a sua marca e o seu público-alvo.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acesse o blog da Oranges! Leia também: Como vender pelas redes sociais