As estratégias de marketing digital permitem que as empresas utilizem ferramentas para atrair novos clientes, informar, relacionar e vender mais.
Hoje, praticamente todas as empresas estão presentes nas redes sociais e no mundo on-line, buscando novas formas de ganhar mercado, se destacar dos concorrentes e ganhar a atenção do seu público.
A seguir você confere 7 estratégias de marketing digital aplicáveis ao seu negócio, que vão te ajudar a atrair o público ideal e gerar mais oportunidades de vendas.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma das estratégias do marketing digital onde a metodologia aplicada é chamada de marketing de atração. Através dele é possível criar ações para atrair novos clientes, conversar com eles de forma personalizada, identificar onde ele se encaixa no funil de vendas, entre outras ações.
Os materiais criados e as estratégias de comunicação são baseadas nas personas e na jornada de compra. A persona é o perfil ideal de consumidor da sua empresa, e a jornada de compra é todo o processo que a pessoa precisa percorrer para chegar até a compra.
O inbound marketing auxilia o cliente desde o primeiro interesse até a compra. Além disso, ele é uma oportunidade para a sua marca gerar autoridade e conquistar a confiança do cliente.
Neste caso podemos lidar com duas situações: na primeira o cliente tem um problema mais ainda não identificou, e é onde você mostra a ele qual o problema que ele tem e como a sua empresa pode solucioná-lo. Na segunda situação o cliente já sabe que tem um problema, mas está em dúvida do que é melhor para ele. Nesse caso, você precisa mostrar que o seu produto/serviço é a melhor solução para a dor dele.
Olhando para esse cenário, concluímos que no inbound marketing existem 5 etapas no processo, que vai desde a atração até o pós-venda, como ilustrado na imagem a seguir.
(Colocar a imagem do funil de vendas: atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar).
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é considerado um dos pilares do inbound marketing. Ele consiste na criação de conteúdo relevante, onde o público é ensinado sobre determinado assunto e orientado sobre qual a melhor solução do problema.
Atualmente muitas empresas utilizam o marketing de conteúdo para educar a sua audiência, gerando autoridade em determinado assunto do seu segmento de atuação. Assim como, utilizam como forma de atrair novos interessados em seu produto ou serviço.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair o público de forma orgânica, ou seja, não é feito por mídias pagas. Na prática, o marketing de conteúdo pode ser feito através da criação de blog posts, materiais ricos como e-books, e postagens em redes sociais.
Nesse cenário devemos lembrar que todo conteúdo deve ser fiel a persona e ao estágio do funil de vendas.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization), é uma das principais estratégias do marketing digital. Ele consiste em uma técnica onde o conteúdo de sites, blogs e redes sociais são otimizados para os mecanismos de busca.
Os mecanismos de buscas são sites onde os usuários pesquisam sobre determinado assunto, e aparecem páginas de sugestão para o que foi pesquisado.
Então podemos dizer que não adianta nada você produzir conteúdo relevante para o seu público se o mesmo não é encontrado pelo usuário. Por isso, as estratégias de SEO, são muito importantes na produção de conteúdo.
Ela aplicada ao conteúdo facilita permite que o site, blog e rede social, seja encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca.
Mas o SEO, não é aplicado somente no conteúdo. Ele também é aplicado em sites e blogs, onde os mesmos precisam seguir alguns requisitos para que a página seja encontrada.
Site e Blog
Bom, já que estamos falando de conteúdo, precisamos agora divulgar esse conteúdo, certo? Por isso, uma das estratégias de marketing digital é a criação de site e blog.
É através do site que o público terá a oportunidade de conhecer a empresa, saber mais sobre os produtos e serviços e comprar, caso você crie ou tenha um e-commerce.
O blog entra nesse cenário como uma ferramenta de conteúdo relevante para ensinar o público sobre determinado assunto. Por isso, as duas páginas são essenciais no grupo das estratégias de marketing digital.
Se você ainda não tem o site da sua empresa, veja a nossa página: criação de sites.
Redes Sociais
As redes sociais são canais de comunicação on-line onde as empresas têm a oportunidade de mostrar o seu produto, comunicar-se diretamente com o público, informar e vender.
Atualmente as redes sociais mantém um ranking alto de usuários ativos, o que torna uma excelente oportunidade de geração de novos negócios e vendas para as empresas.
Mídia Paga
A mídia paga e os links patrocinados são uma das formas de retorno mais rápido sobre o que foi investido. Assim que as campanhas são colocadas no ar de acordo com o público segmentado e as palavras-chave escolhidas, o público já começa a ser impactado pelo anúncio o que gera novas oportunidades de vendas.
A mídia paga é uma das estratégias de marketing digital que não pode faltar no marketing da sua empresa. Elas são essenciais para gerar maior alcance e impacto no público de interesse.
Por fim podemos concluir que a união das estratégias de marketing digital gera novas oportunidades de negócio de maneira mais rápida, prática, objetiva e assertiva.
Essas são as principais estratégias de marketing digital para você aumentar ainda mais as suas vendas e gerar cada vez mais oportunidades de negócios. Se você quer ler sobre outros conteúdos de marketing digital leia o blog da Agência Oranges ou fale com a gente.