Todos estamos conectados, direta ou indiretamente, por meios físicos e digitais e já faz muito tempo que o marketing explora estas formas de conexão entre pessoas.
Estamos navegando na era da informação digital, onde a comunicação se move com uma velocidade muito superior a qualquer meio físico que conhecemos.
Muito bem, estamos falando de informações e forma de conexão então estamos falando de marketing. Afinal sempre que nos comunicamos estamos tentando transmitir uma informação e tal informação tem um objetivo que pode retornar algo do seu interesse!
Você sabe qual o retorno financeiro da informação que propaga?
Sobre o marketing e seus interesses
O marketing tem como objetivo fazer com que a maior parte possível das suas comunicações retornem um resultado de seu interesse.
É muito comum que você já esteja utilizando marketing digital em muitas de suas ações. Pense no que faz com a sua marca ou nome; está postando fotos em redes sociais? Alimentando seu site, blog, com conteúdo em texto, vídeo ou áudio?!
Bem, tudo isso faz parte de estratégias de Marketing Digital. Porém ao fazer isto sem se preocupar com uma ordem de informações, pode resultar em muito esforço para pouco resultado positivo.
Voltemos então aos seus interesses. Como estão os resultados dos materiais propagados? Quanto está investindo? Sabe quanto custa um cliente novo para você? Quanto custa fazer uma nova venda a um cliente? Quanto de investimento é necessário para alcançar suas metas?
Estas são perguntas que podem ser respondidas pelo marketing da sua empresa (ou deveriam estar sendo respondidas). Sem estas respostas é difícil medir seu crescimento e a real efetividade do seu marketing.
Como obter resultados daquilo que propago
Critérios de propagação: você já deve utilizar e-mails, páginas de conversão, site e páginas em redes sociais. Entretanto por que você não está conseguindo enxergar seu desenvolvimento?
É preciso ter critérios, uma boa organização de quem você é e para quem você vai se propagar. É comum enviarmos e-mails para nossas bases de dados avisando sobre promoções ou campanhas de produtos/serviços novos contudo esta base está mesmo interessada naquele serviço/produto?
Se você não conhece sua base de clientes, se você não segmentar ela pelos interesses que eles tiveram em seus assuntos, você não vai passar de um telemarketing via e-mail. E não importa o quão bom seja seu produto/serviço se você não propagar ele para as pessoas certas, vai acabar demandando um esforço muito grande com um público que não lhe interessa.
Mas para que estes cuidados? Bem, há muitos profissionais na área de marketing entretanto como o marketing digital ainda é um tema relativamente novo no Brasil nem sempre há um comprometimento com resultados reais. Muitos se prendem naquilo que chamamos de métricas de vaidade como o número de visualizações e seguidores.
Para que você saiba o seu ROI (Retorno Sobre Investimento) você precisa de resultados reais que imprimem valores que vão contribuir para o desenvolvimento real da sua empresa. Entretanto isto sempre vai variar de acordo com o seu objetivo.
Eu mesmo posso fazer meu marketing?
Sim, sem sombra de dúvidas! Se sua capacidade de investimento não é o suficiente para contratar externos para a área, você mesmo pode fazer suas estratégias (durante um tempo).
Sim! Apenas durante um tempo, e muito cuidado a este tempo, pois permanecer igual (não regredir mas também não se desenvolver) é o mesmo que regredir, pois todo o mercado a sua volta está em constante evolução, estar parado lhe deixa para trás muito depressa.
É muito fácil você ficar estagnado ao fazer seu próprio marketing, pois já possui uma série de atribuições e o marketing é extremamente complexo e cheio de caminhos. Você pode caminhar em um país estrangeiro sozinho (mesmo não sabendo a língua local) mas se tiver uma pessoa como tradutor e que conheça a cidade; bem seus objetivos naquele local serão atendidos bem mais depressa. Com o marketing não é diferente.
A partir do momento que você acumular muitos LEADs (contatos de possíveis clientes) você terá de identificá-los, segmentá-los e passar a tratá-los de forma diferente com abordagens mais pessoais e isto requer tempo e estudo, requer conhecimento sobre redação, design, inbound, Ads, Google, gestão, empatia, dentre outros tipos de conhecimento que podem ser desenvolvidos na área do marketing.
Porque seu marketing não funciona?
Se não entendeu a imagem pesquise por “prédio que derrete carros” no google
Conforme conversamos, se você está a muito tempo cuidando do seu marketing sem delegar esta função a pelo menos uma pessoa em específico, este sem dúvida é um dos motivos do seu marketing não funcionar.
Para ter um bom marketing é vital ter um planejamento. Você tem metas? Sabe o que vai divulgar no mês que vem? Sabe o que vai medir este mês? Bem, se você não conseguir responder essas questões aí pode encontrar mais motivos pelo qual seu marketing não funciona.
O retorno tem de ser transparente. Quanto você está tendo de retorno do marketing? Não é tão complicado saber. Pegue todo valor de venda que o marketing te retornou e subtrai pelo valor que você gastou em marketing, depois divida o resultado pelo valor mesmo valor gasto em marketing (conforme imagem abaixo).
Seu resultado será uma %, multiplique a mesma por 1 e terá o valor de retorno por a cada 1 real gasto em marketing.
Sobre conectar pessoas
A primeira vista o marketing parece ter muito de venda, algo que foi feito para vender, mas o marketing está muito mais ligado a pessoas do que a vendas. Conforme eu comentei, estamos na era da informação, não é mais viável você oferecer um produto/serviço sem antes conhecer bem para qual público você quer oferecer o mesmo.
Marketing conecta pessoas por meio da captação de dados e aproximação da informação procurada a pessoa que procura.
Seja qual for seu ramo de atuação, nunca se esqueça, é tudo sobre pessoas.