O plano de marketing é um documento onde é organizado todas as informações sobre as estratégias de marketing, objetivos e ações que uma empresa pretende realizar.
Neste Blog post você vai saber sobre o que é o plano de marketing, sua importância e dicas para você começar a fazer o plano de marketing da sua empresa.
O que é o plano de marketing?
Primeiramente, vamos entender sobre o que é o plano de marketing.
O plano de marketing é uma forma de documento onde são descritos o planejamento de marketing de uma empresa, bem como os objetivos, análises, indicadores, metas, entre outras informações importantes.
A empresa passa a ter uma espécie de guia para a aplicação das estratégias de marketing. Assim, toda equipe de marketing, gestores e colaboradores de outras áreas podem ter acesso ao documento caso seja de interesse da empresa.
O plano de marketing também funciona para uma campanha. Por exemplo, se a empresa deseja lançar uma nova campanha, ela cria um plano de marketing específico para aquela ação. No documento irá constar todas as informações sobre as estratégias que serão feitas durante a campanha.
Seja para ações na empresa ou em uma campanha, esse documento funciona também como uma importante ferramenta de gestão de marketing e como uma peça fundamental para aplicação das atividades planejadas.
Qual a importância do plano de marketing?
O plano de marketing é um dos documentos mais importantes de uma empresa. Nele é organizado todas as informações referentes às estratégias de marketing que a empresa deseja realizar. Deve ser considerado como um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.
E essas estratégias, vão muito além da área do marketing. Elas farão toda a ligação com a parte operacional da empresa, comercial, gestão, administrativa, entre outras.
É através do plano de marketing que a empresa vai saber o que deve fazer e como fazer. As informações reunidas em um único documento permitem que qualquer pessoa de interesse da empresa tenha acesso, e siga o que está nele, a fim de se informar ou realizar alguma ação para alcançar os objetivos propostos.
Como fazer um plano de marketing?
Bom, agora que você já sabe o que o plano de marketing e como essas informações são fundamentais para a estratégia de marketing de uma empresa, vamos te dar algumas dicas de como fazer e por onde começar.
Defina o seu público-alvo
Primeiramente você deve conhecer o seu público-alvo. A primeira etapa do processo é definir um plano de ação. Neste processo é importante ressaltar os objetivos e metas da empresa. Da mesma forma, é fundamental ter bem claro quem é o seu público.
Seja com uma pesquisa de mercado, ações on-line nas redes sociais ou diretamente com o seu público. É necessário entender quem são as pessoas que compram o seu produto ou utilizam os seus serviços.
Entenda o seu negócio
Na segunda etapa, você precisa saber sobre o seu produto e o seu negócio. Quais são os produtos ou serviços oferecidos? Assim como, é importante ter no papel, qual o posicionamento da empresa, a mensagem que ela passa, como é a jornada de compra do seu cliente, entre outras informações.
Descubra as dores
Após entendido claramente sobre o seu negócio ou produto, você precisa saber sobre as dores dos seus clientes. O que eles precisam, e como a sua empresa pode ajudá-lo.
Qual a dor do seu cliente o seu produto ou serviço resolve? Questões como essa precisam ser analisadas para que você saiba quais são as dores de quem vai comprar de você.
Crie uma estratégia
Pronto! Nessa etapa você já tem informações suficientes para entender sobre sua empresa e do seu potencial cliente.
É nesse momento que você irá concluir o seu plano de marketing, organizando em um só documento todas as estratégias traçadas, indicadores, metas e objetivos. Além disso, ele deve conter todas atividades a serem realizadas para alcançar os objetivos estipulados nesta etapa.
O planejamento é fundamental para que a sua empresa cumpra com as atividades e tenha um caminho de sucesso a trilhar.
Mensure os resultados
Bom, criado o plano de marketing, não pense que acabou. Nele também estão os resultados objetivos. Conforme cada estratégia vai se aplicando na prática é preciso mensurar os resultados.
No marketing digital por exemplo é possível mensurar os resultados com dados e relatórios obtidos através de informações em tempo real, semanal, mensal ou personalizado.
Conclusão
Agora que você viu o passo a passo de como criar um bom plano de marketing, você pode começar o seu planejamento. Lembre-se sempre de ir fundo e saber claramente o que deseja e como alcançar as metas planejadas.
Você pode ter acesso a conteúdos relacionados ao marketing digital em nosso blog, ou se preferir pode entrar em contato com a gente que vamos te ajudar!