Marketing digital é toda ação visando a comunicação com o público de forma digital e online, além disso há uma série de estratégias específicas; umas semelhantes e outras bem diferentes do marketing tradicional mas todas elas focadas em gerar resultados e mensurar os mesmos.
Seu barco está pronto para os 7 mares do Marketing Digital?
LEADs, segmentações, automações, e-mail marketing, landing pages, whitepaper, lead scoring, e-books, infográficos, webinars, conversões, formulários, pop-ups, conteúdo, blogs, inbound marketing, mídias sociais, motores de busca, links patrocinados, palavra chave, dentre outros termos…conhece alguns destes? Nunca ouvi falar? Calma..não se avexe, neste guia de 3 passos do marketing digital vamos lhe mostrar como organizar tudo isso.
E quais as vantagens do marketing digital?
Responder esta pergunta parece simples quando se tem algum conhecimento sobre marketing digital, porém ela é uma pergunta bem complexa, pois está ligada diretamente a COMO você convence e demonstra há alguém que vale a pena ele parar de fazer o que está fazendo e começar a fazer algo novo que ele provavelmente não conhece.
Vamos pensar nesta jornada como se fossemos navegar pelos 7 mares e para isso precisamos ter um barco muito bem preparado, com uma tripulação competente e com uma rota bem planejada assim podemos passar nos melhores portos para comercializarmos nossos produtos e fazer as devidas reparações em nosso barco.
(Curiosidade)
Afinal quais são os 7 mares? Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Ártico, Antártico e Indico =)
Estratégia…do grego strateegia, do latim strategi, do francês stratégie…
Há etapas a serem seguidas e é fundamental gastar um bom tempo com suas estratégias antes de colocar o barco na água e sair pelos mares; vamos a elas.
Análise da estrutura atual da empresa, física e digital
Verificando o estado do barco
A última coisa que queremos é gerar uma expectativa desproporcional a realidade atual da empresa (no coração dos apaixonados isso já causa grande estrago, imagem em empresas); para evitar estes descontentamentos frutos de uma desconexão com a realidade, vamos analisar a estrutura que temos agora, tanto física quanto digital; é importante entender quem somos (como empresa) para entendermos onde queremos e onde podemos chegar através do marketing digital.
Realizar esta tarefa não é algo simples, é preciso fazer algumas reuniões com sua equipe e tentar cada vez mais encontrar as respostas mais concretas, mas não há porque se preocupar em ser algo definitivo, afinal estamos planejando estratégias, e durante este processo a qualquer momento podemos voltar e mudar algo que não ficou muito bom ao se relacionar com os planos futuros do marketing digital.
Tarefas:
- Apontar todos os membros da sua equipe.
- Apontar detalhes do atual estado físico da empresa
- Apontar detalhes do atual estado digital da empresa
“Está etapa é como você estevesse escolhendo o estilo de barco que vai pegar, um com muitas velas, um barco bem grande ou pequeno, fino ou largo, cada um destes tem um objetivo e se move com uma desenvoltura nos mares e são preparados para resistir a determinado tipos de viagens, entenda bem o que deseja e escolha sabiamente seu barco (lembrando que não existe barco certo ou errado, mas sim os objetivos que irá buscar com ele).”
Definição de público alvo e persona
Quem estamos buscando?
Muito bem, você escolheu seu barco e entendeu como ele pode funcionar, isso pode lhe empoderar a ponto de acreditar que já está pronto para o mar; pois é; errou; errou feio; errou rude… Vamos lá marujo, a muito pela frente ainda, meus dedos nem começaram a estalar no teclado por aqui.
“Momento reflexão”
Sua empresa é uma ferramenta, assim como qualquer ferramenta saber como ela funciona não lhe torna detentor do conhecimento de como aplicá-la. Exemplificando: Se eu lhe entregar uma agulha, uma linha e um longo tecido, e explicar que pode enfiar a linha na cabeça da agulha e depois usar a mesmas para costurar o tecido.
Isso lhe torna detentor do conhecimento de como uma agulha, uma linha e um tecido funcionam; então agora eu lhe peço, costure as velas do seu barco! Você vai saber? É bem provável que não pois envolve um conhecimento empírico MUITO mais profundo sobre um assunto que vai muito além de entender a ferramenta.
É preciso mais conhecimento sobre todos os assuntos que se relacionam com a sua empresa e com o marketing digital, vamos começar com seu público; quem você quer atingir?
Para quem em Específico você quer vender? Seu produto está do agrado deste público? Sua empresa está visualmente atrativa para esta pessoa? (é aqui que talvez você sinta vontade de trocar de barco, mas sem crise, pode fazer isso sem medo).
Você precisa analisar bem o que você está vendendo e usar ferramentas para entender quem está procurando este seu produto; ferramentas como Google Trends, Audience Insights do Facebook, SimilarWeb, pesquisas com seus clientes, Google Ad e afins.
Tais ferramentas podem te orientar como determinados grupos de pessoas se comportam na internet e isto é muito importantes, muito antes da tendência já existia o comportamento humano e isso demorasse centenas de anos para mudar, desta forma melhor basear suas estratégias mais profundas em comportamento do que em tendências que são tão efêmeras.
Tarefas:
- Pesquisar quem pode ser o seu público
- Definir a persona da empresa (pode ser mais de uma, porém quanto mais personas mais personalizado deve ser seu conteúdo.)
- Definir tom de voz, a forma como falará com seus clientes (sério, divertido, clássico, etc…)
“Estamos na etapa dos equipamentos do capitão, entenda estas ferramentas de pesquisa como aqueles marujos velhos e vividos que já não lembram bem como funcionam os calendários pois já navegaram por todos os 7 mares e podem lhe trazer o sagrado conhecimento de onde ficam os melhores mercadores dos mares.“
Identificar os objetivos do marketing digital
Para onde Vamos?
Muito bem, estamos agora em outra etapa importante, vamos pensar onde gostaríamos de chegar, para onde vamos? Qual o nosso objetivo? Vamos lembrar de tudo que já definimos até aqui (é importante estar sempre anotando todas as decisões).
Vamos olhar para elas e compreender através destas qual o nosso objetivo, esta parte é interessante pois muitas vezes encontramos objetivos diferentes do que pensamos ou até mesmo objetivos bem diferente do que estamos fazendo atualmente, e se isto acontecer não se assuste, isso é ótimo, você conseguiu enxergar um ponto a ser corrigido em seu caminho para o marketing digital .
Tarefas:
- Revise sua Missão, Visão e Valores
- Pesquise sobre o mercado a fim de compreender para qual rumo está indo.
- Faça com que toda equipe participe desta etapa
“Aqui é aquele maravilhoso momento em que o capitão está com o mapa sobre a mesa toda a tripulação a sua volta e todos ansiosos para decidirem onde vão chegar, seja cauteloso, não queremos um motim, deixe que todos falem mesmo os mais inescrupulosos e depois de filtrar bem pegue seu dedo indicador e aponte exatamente o local para onde pretendem ir.”
Análise dos atuais recursos da empresa
O que temos?
Yeah…boa agora é hora de darmos a cara na web. Não; não se avexe meu caro, agora vamos exercitar aquela parte importante sobre a sua realidade, será que seu estado atual consegue suportar todas estas suas decisões?
Vamos dar uma boa olhada nisto para alinhar as estratégias de marketing digital, verifique se há pessoas para fazer estas tarefas propostas, afina se não houver pessoas, não dá para fazer as tarefas e sem tarefas feitas não há planejamento, seja clínico e honesto consigo mesmo, aqui pode ser aquele momento que você vê todo aquele seu barquinho maravilhoso ir embora sem você no mundo da sua imaginação.
Tudo bem, enxugue as lágrimas volte ao início e refaça o plano pois assim ele será bem mais equilibrado com sua realidade, e este plano que já fez você o guarda com carinho para quando estiver grande o suficiente para usar =). Agora se você conseguiu medir todas as etapas de acordo com sua realidade tenha os meus parabéns, isso é realmente complicado.
“Aqui é aquele glorioso momento em que todos sobem a bordo e você dá a ordem “IÇAR VELAS, LEVANTAR ÂNCORA!” e assim vocês partem para as águas abertas dos 7 mares!”
Tarefas:
- Verifique as necessidades de investimento
- Confira se há pessoas para realizar todas tarefas propostas
- Verifique a situação física e digital da empresa
Conclusão da estratégia de marketing digital
Se reparar bem toda esta etapa de criação de estratégias de marketing digital , vai notar que é sempre bom envolver a equipe e deixar eles compreenderem seus objetivos, isso é importante pois são eles que vão realizar grande parte das tarefas, se não compreenderem bem a estratégias, erros podem ser cometidos, e erros nesta primeira volta do circuito vão ser extremamente exaustivos.
Tenha certeza de que toda equipe compreendeu bem as estratégias e seus objetivos; está etapa de planejamento deve durar 1 mês.
Parece complexo, porém as únicas coisas que evoluem na inércia em uma empresa é a desordem, atrito e maus costumes.
Içar velas, levantar âncora!
Vamos lá, agora é sim a hora da ação, não se avexe mas não há tempo para dormir agora, a máquina está funcionando, atenção tem de ser dobrada principalmente as pequenas coisas, afinal no marketing digital pequenos erros podem passar despercebidos e se acumulados podem prejudicar muito as operações
Se lembrarmos bem da história não foram os exércitos Russos que derrotaram o imparável exército francês, foi o frio matando um por um os soldados, causando uma histeria coletiva que fez mais de 80 mil soldados desertarem (dentre outros fatores)….Lembre de tudo que fez na fase de planejamento, é muito fácil perder o controle das coisas e tentar fazer tudo sozinho, tanto por não querer incomodar alguns membros da equipe ou por não confiar nestes.
Estrutura física e digital da empresa
Preparando o Barco
“Mas eu já não fiz isto?”
“No mínimo, você precisa ter um site atualizado que seja seguro e receptivo; no entanto, o verdadeiro sucesso vem da alavancagem de uma abordagem de marketing digital estratégica, que abrange desde marketing de entrada / conteúdo e publicidade direcionada a dados até soluções de gerenciamento de experiência de produto e comércio eletrônico, plataformas de análise de usuários e muito mais.”
(Tony Uphoff – Forbes)
Então, será que realmente já fez? Será preciso executar o que você já preparou, você já deu nome e função aos membros da equipe; vamos executar tarefas.
O Marketing digital se desenvolve em um mundo “fictício” e isso é algo que tem de compreender o quanto antes, nada ali dentro é real, mas tudo ali dentro se reflete, muitas vezes, diretamente na vida real. Um site bem estruturado é essencial para entrar no mundo digital, e não apenas um site, dependendo do ramo da sua empresa você vai precisar ter uma conversa mais direta com seu público B2C (comercializa com cliente final).
Sendo este o caso, onde é que consegue encontrar o maior número de pessoas conversando sobre assuntos aleatórios? Exatamente redes sociais, e como está sua presença nas redes? Com que frequência você publica algo, responde uma dúvida, interage com uma notícia que envolve seu ramo de negócio?
Atualmente temos centenas de casos de empresas que são cobradas nas redes sociais a tomarem uma postura frente algum caso que há envolve, vamos dar exemplo: O caso do cachorro (Manchinha) no Carrefour que em Novembro de 2018 foi espancado por um segurança de uma terceirizada, o caso repercutiu tão fortemente nas redes sociais que o Carrefour teve que prestar esclarecimento (não apenas frente a justiça) mas frente aos usuários visto que é uma empresa B2C.
Mas você quer ver um exemplo mais concreto ($$) vamos lá:
United Airline, um caso que ocorreu no mundo real, se refletiu no digital e voltou ao real, em abril de 2017 a empresa teve problema em um voo por erro de processos onde vendeu mais cadeiras do que o voo possuía, então um passageiro foi ARRASTADO a força por policiais para fora do avião, toda ação foi filmada e foi para as redes sociais, na mesma semana a empresa perdeu 4% de suas ações na bolsa o que representa a quantia de 830 Milhões.
Desta forma é possível enxergar que queira ou não você e sua empresa estão expostos as redes sociais e lidar com isso exige muito trabalho.
Tarefas:
- Preparar seu Site e redes sociais
- Determinar quais membros da equipe ficaram responsáveis pelas redes sociais. (postagem, gerenciamento, relacionamento, análise)
- Análises diárias são importantes em uma mudança de hábito.
“Pense no seu site como se fosse seu próprio barco, você até consegue nadar no mar sem um barco, porém até onde você conseguiria ir? Já as rede sociais são os adereços de seu barco, vai chegar no porto com um barco sem detalhes, apenas madeira crua, velas brancas e a esperança de sua tripulação? Bem, tenha certeza de que outros barcos já tem até parte da tripulação focada em garantir todo show de luzes quando chegarem ao porto.”
Treinamento da equipe de marketing digital
Preparar a tripulação
Percebeu que os trabalhos são pesados não é mesmo? Está tudo bem, é complexo mesmo e sentir-se confuso é comum, temos uma equipe um plano, um site e redes sociais, e agora?
Lembra de quando eu falei sobre saber a utilidade da ferramenta? Sobre isso não lhe tornar conhecedor da aplicação da mesma? Então sua equipe precisa de treinamento, se o marketing digital for um mundo novo para você ou se você já estava na web porém cheio de maus costumes, é necessário treinamento para isto, do contrário você pode fazer com sua equipe o que falamos que não gostaríamos de fazer com sua empresa; (exigir um alto investimento e performance quando você ainda está no início deste negócio).
Nós da Oranges como parceiros da RD Station temos uma séries de cursos e treinamentos (digitais e presenciais) fornecidos pela ferramenta, “Mas eu não sou parceiro RD e nem estou com capital para isso agora como eu faço?” Está tranquilo, não se avexe meu jovem, pois a RD fornece muitos conteúdos específicos sobre diversos temas em seu blog e isto é gratuito. =)
Tarefas:
- Verificar se sua equipe está apta a realizar todas as tarefas determinadas.
- Fornecer treinamento ou tempo de estudo para que sua equipe possa se especializar
“Pense nesta etapa como o treinamento, você tem uma tripulação, mas será que eles sabem dar o nó seguro? O mar está ai, se você está montando seu barco marujos experientes podem fazer exigências um tanto quanto altas para seus recursos de aventura, mas se você já possui seus marujos porém nenhum deles são tão bons ainda, pense bem sobre treiná-los, pode ser melhor ter marujos de confiança do seu lado do que confiar em forasteiros vindos de terras distantes.”
Canais de mídia utilizados
Analisar a Rota
Empresas de sucesso estão vendo o marketing como uma influência direta na geração de receita e implementando as melhores práticas em torno de metas específicas, formalizando procedimentos de acompanhamento e conectando o marketing ao processo de vendas.
(Tony Uphoff – Forbes)
Muito bem, você já chegou longe, lembra de quando falamos sobre “para onde vamos?” pois é, agora é a hora de usarmos mais deste plano, vamos verificar o que foi decidido, e traçamos nossa rota, lembrando sempre que estamos começando e que talvez sua equipe não esteja 100% com as novas atividades, então é importante navegar com cuidado neste início, pois vão aprender com o motor funcionando (não pode parar).
Deixe visível (fisicamente) para sua equipe onde vocês pretendem chegar, afinal estão todos juntos será bem mais fácil se souberem de onde estão saindo e para onde estão indo, crie pequenas metas entre o objetivo e o ponto de partida para que você e sua equipe veja o quanto estão avançando.
Analise as mídias que está usando, veja se pode tirar direções delas, já está funcionando a um tempo, analise os resultados e estipule metas, não precisa ter medo, são metas, você provavelmente vai errar mas tente criar metais que seriam o ideal, o objetivo aqui é viver a experiência errar e analisar onde pode melhorar.
Tarefas:
- Breve análise dos veículos de comunicação utilizados;
- Definir metas a partir desta análise;
- Compartilhar com a equipe as metas e objetivos da empresa.
“Aqui você está no mar, sua tripulação está trabalhando firme, mas precisa entender onde estão indo e precisam ser lembrados disso sempre, afinal ficar olhando para a imensidão do mar não lhe dá muitas perspectivas objetivas, você é o capitão, sua tripulação depende de você para manter-se organizada e em sincronia com o Navio, tome conta disto, trate de mostrar as riquezas das novas terras que os aguarda.”
Criar conteúdo atrativo de acordo com a persona
Preparar as Velas e a Bandeira
Cerca de 71% dos consumidores (B2B) começam com um pergunta genérica e só depois procuram por um produto e não por você.
Think with Google
Já sabemos onde queremos chegar e temos nossas metas, bem agora vamos dar uma ajeitada em nosso conteúdo, afinal precisamos mostrar que entendemos do assunto quando estivermos conversando com nossos LEADS, pois é, aqui será a parte que irá exigir grande tempo de estudo e mão na massa, criar conteúdos pode ser algo demorado, tudo tem de ser pensado de acordo com sua persona, para quem você está escrevendo, gravando, filmando, etc.
Tenha sempre suas personas em fácil acesso do responsável pelos conteúdos (desde a arte até os textos), quanto mais estas pessoas entenderem quem são estas personas mais natural será a criação dos conteúdos.
Não só os conteúdos criados, mas é preciso fortalecer sua Marca no mundo digital. Existem centenas de milhões de marcas aparecendo e desaparecendo dos meios digitais, para que sua marca não seja só mais uma “tendência do verão” é preciso dar força a ela, é preciso aparecer!
Estar presente em eventos que envolvam seu nicho de mercado, seu público e fornecedores é de extrema importância, algo importante que nunca pode esquecer é que o mundo digital ocorre em uma cama que “não existe” no mundo físico, o que faz com que a desconfiança já comece em 100% e você tem o trabalho de reduzir esta taxa, para isso é importante que seus clientes vejam que você existe no mundo real, que você tem nome, rosto, voz, endereço, cnpj e afins.
Todos este comportamento vai lhe ajudar a conquistar a confiança de seus clientes e fazer com que eles acreditem em seus serviços.
Tarefas
- Produzir conteúdos para suas personas, inicie com os Topo de Funil e desça até os Fundo de Funil;
- Esteja presente em feiras e eventos que tenha ligação com seu nicho de mercado;
- Fortaleça sua marca tanto no digital quanto no real.
“Muito bem seu barco já está bem próximo daqueles belos portos comerciais que você viu no mapa, já passou da hora de garantir que quando chegar seu barco vai estar todo decorado e pronto para receber gordos comerciantes e suas bolsas de ouro, treine membros da tripulação para atender estes e escale aquele velho marujo que já viajou muito com você por ai para contar as mais loucas histórias de sua vida.”
Entregar para o público-alvo
Buscar os melhores portos
Processos de definição de objetivos que articulam os problemas para resolver e definem o impacto preciso desejado aumentam a probabilidade de sucesso em 20 a 30%.
(Gartner for marketers Research)
Muito bem, Estamos na reta final das ações, já fizemos muitas coisas e em breve vamos começar a colher os frutos deste trabalho, e no momento em que voltarmos ao ponto de partida do circuito tudo ficará mais automático e simples, pois já foi feito uma vez.
Vamos a última etapa das ações, aqui você precisa entender bem seu público alvo (que é diferente de Persona) onde ele se encontra, como chegar até os locais que ele frequenta e depois como fazer a 1ª abordagem.
Novamente vamos fazer uma breve análise dos resultados de seus veículos de mídia e entender de onde estão vindo seus principais LEADs que mais se parecem com sua persona, através desta análise você vai focar seus esforços apenas nos canais que mais lhe dão resultado.
Um erro comum cometido pelas empresas é seguir a tendência sem fazer uma análise, não é por que algo se tornou tendência que isso será bom para seus negócios, é preciso entender como seu público está te enxergando e como estão chegando até você.
Depois que conseguir concluir as análises novamente deixe claro para sua equipe de onde o de onde estão vindo estes LEADs, assim eles podem adaptar seu tom de voz, seus conteúdos para atingir de forma mais precisa o que ja esta dando um bom resultado.
Tarefas:
- Analisar de onde vem seu público alvo;
- Fazer as devidas alterações para atingir seu público onde eles mais frequentam.
“Você enxergou terra e viu vários mercadores, mas é importante escolher bem o porto em que vai atracar e preparar sua tenda de boas vindas, afinal se ir para um porto onde se vende tecidos dificilmente vai encontrar alguém lá querendo comprar temperos….cada porto tem sua predominância de produtos e os mercadores sabem bem disso, e gosto de achar o que buscam o mais rápido possível; já esteve em um porto mercantil? Bem se estivesse não ia querer ficar lá por muito tempo também.”
Conclusão das ações de marketing digital
Se olharmos os pontos de ação com calma vai perceber que algo que foi muito repetido foi a palavra “Equipe”, tenha em mente que ela é a parte mais importante da sua empresa, basta participar de feiras e eventos que notará que muitos dos empresários la presentes vão falar sobre a dificuldade de formar uma equipe engajada com o propósito da empresa.
Este início é onde vai gastar 80% dos esforço e é onde terá apenas 20% de bons resultados, mas ao ir repetindo o fluxo logo a estatística se inverte, e estará tendo 80% de resultado positivo com 20% dos seus esforços (Princípio de Pareto).
Está etapa de ações deve ser realizada durante 2 meses, assim poderá ter um oriente de análise mais amplo e poderá visualizar com mais facilidade quais os próximos passos.
Hora de contar as moedas
Passaram-se 3 meses, você criou sua estratégia “infalível” realizou todas as ações “exatamente” como combinado e agora quer ver os gráficos subirem feito pipas no mês de julho não é mesmo?
Muita calma meu jovem…essa idéia de ver gráficos em escadinha já foi muito ultrapassada, o que lhe importa são Dados e o que fazer com eles, gráficos subindo são consequência e não ação, análise de dados é uma vertente de grande importância se quiser seguir com suas estratégias.
Analisar entrada e saída
Marque os nomes dos comerciantes mais frequentes
Sei que deve estar pensando em dar toda atenção aquele LEADs mais abastados e bem arrumados, bem nem sempre a aparência condiz com a realidade, foque sua atenção em QUEM entrou em contato, independente de quem seja.
Verifique quem são as pessoas que estão sendo atraídas para sua empresa, o ideal aqui é que ela se encaixem com o perfil da sua persona algumas diferenças é comum, atente-se a quem se interessa por seu produto/serviço, pois analisando estas pessoas conseguirá entender se está atraindo o cliente ideal para sua empresa.
Tarefas:
- Verificar entrada de LEADs;
- Analisar de onde estão vindo e quem são.
“Marujos e comerciantes de todos os tipos estão entrando e saindo de seu navio comprando e vendendo especiarias das mais variadas, preste bem atenção neles, pois eles são sua principal fonte de pesquisa para entender se o que você está fazendo está atraindo os clientes esperados.”
Analisar estoques e logística
Cuide dos produtos no convés
Estoque e logística, nem sempre você utilizará os dois juntos em sua empresa (caso você ofereça apenas serviços) mas Logística sempre será um ponto chave; perder tempo com ações repetidas, com um operacional desgastante está fora de jogo nos tempos de hoje, temos diversas tecnologias novas com inteligência artificial, aprendizado de máquina, automações e afins.
Tudo isto está aí para ser usado, não desgaste você e seus funcionários com ações repetidas, verifique o operacional de sua empresa com constância e substitua ações repetidas por automações, assim pode dar mais tempo para inovação a sua equipe.
Tarefas:
- Analise o operacional da sua empresa;
- Substitua ações repetitivas por automações e invista mais tempo no desenvolvimento da sua equipe.
“Deixe um marujo aposto do convés e que ele não desgrude os olhos de lá, ele tem de saber tudo que tinha e o que sobrou após o comércio, tenha também um bom marujo coordenando as entregas e as reposições na proa para que os mercadores sempre tenham produtos a disposição.”
Analisar os fechamentos
Marque os nomes dos comerciantes abastados
Não é apenas de gráficos que se vive uma análise de dados, entender de onde veio os fechamentos de pedidos é um dos pontos mais importantes; “de onde como, quem, idade, gênero, classe social, rede social, etc…” dentre outros dados que variam de acordo com o seu nicho de mercado.
Não precisa desligar os motores também (lembra quando eu disse que não pode parar, então, não pode) se o caixa deu positivo isso já é um bom indicativo, então apenas repita a estratégia feita enquanto faz as análises.
Está análise não será rasa como foram as anteriores, aqui você deve aprofundar bastante para compreender qual o melhor comportamento a ser seguido nas próximas ações; nós da Oranges temos um profissional voltado para Análise de Dados que nos retorna os melhores insights de ações, mas não se preocupe, estamos preparando outros conteúdos sobre este tema para vocês em breve.
Tarefas:
- Profunda análise sobre quem foram os LEADs que fecharam as vendas.
- Apontar e direcionar próximos passos a partir da análise
“Você cruzou águas violentas, viu grandes embarcações as quais mal conseguia chegar da prôa, mas nada disto lhe intimidou, sabe que para tudo há seu tempo, está na proa de seu barco se preparando para zarpar novamente, desta vez está confiante e mais seguro de si, pois já sabe o que tem de fazer após ver todos aqueles velhos pernetas cheios de sacos de ouro entrando e saindo depois de esvaziarem os bolsos.”
Conclusão
Podemos ver que assim como colocar um barco no mar, iniciar uma jornada de Marketing Digital com as melhores práticas não é algo tão simples, mas o que podemos observar é que quanto mais você planeja e examinar os detalhes antes de iniciar as ações menos trabalho você terá; uma frase de mercado de trabalha que eu gosto de mencionar exemplifica isso muito bem:
“Nunca dá tempo de fazer direito mas sempre tem tempo pra fazer tudo de novo!”
(Algum gerente FULL putaço)