O Marketing 4.0 é o que chamamos de novo conceito de marketing para a atualidade.
O marketing sofre mudanças de acordo com as mudanças do mercado e do consumidor, afinal o marketing não sobrevive sem eles e as empresas dificilmente sobrevivem sem o marketing.
Neste blog post você vai saber mais sobre a evolução do marketing, mercado, consumidor e como aplicar o Marketing 4.0 no seu negócio.
Boa leitura!
O que é o Marketing 4.0?
O Marketing 4.0 é o mais novo conceito de marketing definido por especialistas para o mercado atual. O autor e especialista em marketing Philip Kotler em sua mais recente obra “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital”, apresenta a evolução do marketing 3.0 para o marketing 4.0, abordando sobre a revolução digital nas empresas.
As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e mais que investir em anúncios de jornais, revistas e TV, hoje as empresas precisam lidar e implementar a transformação digital.
A transformação digital vai muito além do que abrir uma conta nas redes sociais e publicar conteúdo, ou até mesmo o envio de e-mail marketing falando da marca ou das promoções.
Quando falamos em transformação digital estamos falando de cultura, da implementação de novas tecnologias, de inovação e para entender isso é preciso pensar antes como uma cultura.
Do 1.0 ao 4.0: entendendo a evolução do Marketing
Primeiramente, começando como marketing 1.0 o que se via era um cenário onde o foco era o produto. Não existia e personalização, por exemplo. E com isso, o que se tinha era poucas opções para o consumidor e baixa concorrência.
Após isso o que se notou foi um aumento da concorrência entre as empresas, com o crescimento da importância da construção da marca e sua identidade visual, trazendo para o mercado mais opções de escolha.
No marketing 3.0 as empresas começaram a dar atenção para a personalização, tratando os consumidores com um olhar mais humano.
Até que chegamos no marketing 4.0 que além do olhar mais humano estar muito presente, a conexão e a tecnologia são membros dessa nova era do marketing.
Entenda melhor a seguir.
O que muda do marketing 3.0 para o marketing 4.0?
De acordo com os especialistas, o que está no centro das mudanças é a conectividade, onde ela é capaz de trazer mudanças consideráveis para o mercado e a sociedade.
Antigamente o mercado lidava muito com a exclusividade, fatos como a inclusão social, não era tão abordado como estamos vendo hoje.
Atualmente muitas marcas mudaram de comportamento e começaram a dar mais atenção ao público que há alguns anos não tinha tanto espaço no mercado.
Hoje a cultura da diversidade, raça, gênero entre outros, é muito mais forte dando mais voz às pessoas. Um exemplo disso são as mulheres que tem cada dia mais, conquistado o seu espaço, seja na sociedade ou no trabalho.
Na literatura do marketing recente, os consumidores são quase sempre retratados como os atores mais poderosos do mercado.
O que se vê é que as barreiras geográficas e demográficas foram quebradas. Com a chegada da tecnologia, se deu espaço para a inclusão social e o senso de comunidade.
Outro aspecto de mudança é o aumento da competividade para pequenos negócios. As pequenas empresas ganharam espaço em uma cultura linear, onde os pequenos negócios ganham espaços que antes era somente das grandes marcas.
Como aplicar o marketing 4.0?
Para aplicar o marketing 4.0, visando que já estamos falando de um mercado mais tecnológico. Porém é preciso prestar ainda mais atenção no público-alvo da marca.
Primeiramente pense nas relações horizontais, ou seja, entenda que o cliente e a marca precisam estar lado a lado, e não veja de forma vertical exercendo uma soberania.
A empresa precisa assumir uma personalidade, um posicionamento claro, conhecer bem o cliente, e estabelecer uma comunicação de igual para igual.
Além disso, é importante estabelecer uma relação do marketing on-line e do off-line. A mesma comunicação do on-line precisa estar no off-line.
Invista no marketing de conteúdo, e ofereça conteúdos que eduquem o seu público. Converse com ele de forma que você consiga educá-lo e guiá-lo até a compra.
E um dos principais fatores, lembre-se que estamos vivendo em um mundo altamente tecnológico. Nesse cenário, a inovação e as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Por isso, invista em tecnologia, capacite seu time e esteja ativo nos principais canais de comunicação na internet.
Por fim, lembramos que o marketing 4.0 é o novo conceito de marketing e que aplicá-lo em seu negócio é fundamental para o sucesso da sua empresa. O mercado muda e as empresas precisam se adaptar ao comportamento dos seus consumidores.
Agora que você já sabe o conceito de Marketing 4.0 é só aplicar! Se houver alguma dúvida entre em contato que vamos te ajudar. E se quiser ler sobre outros assuntos leia o nosso blog.