Você sabe como criar landing pages que convertem? Toda empresa quer atrair clientes potenciais para o seu negócio e transformá-lo em clientes reais, não é mesmo?
As landing pages são páginas de site criadas com o objetivo de atrair esses novos clientes e convertê-los em consumidores. Elas fazem parte de uma estratégia do marketing digital, e são conhecidas também como página de destino ou página de captura.
A seguir você confere com mais detalhes o que é, e como criar landing pages que convertem. Boa leitura!
O que é uma landing page?
A landing page é como se fosse uma página de oferta onde é oferecido um conteúdo, um curso, uma inscrição, a demonstração de um produto, testes gratuitos, entre outros.
Dessa maneira, você recebe ou é impactado por uma oferta, através de um e-mail, rede social ou uma página de um site onde é encaminha para a landing page. Nela, você recebe a oferta e em troca preenche um formulário com algumas informações.
Nesse sentido, as empresas que utilizam as estratégias de marketing digital fazem o uso dessas páginas de captura obtendo os resultados a partir de testes A/B, onde você se pode mensurar qual página teve o melhor retorno e assim melhorar a campanha de marketing.
Os melhores resultados são obtidos onde há as melhores taxas de conversão e a análise de todos esses resultados geram novas oportunidades de negócio.
Por isso a criação de landing pages é tão importante e muito utilizada pelas empresas.
Como funciona?
Você recebe uma chamada para ir para a página de destino, seja por um anúncio pago, busca orgânica pelo assunto ou oferta, anúncio pelas redes sociais, blog, oferta por e-mail, entre outros. Ou seja, através de um canal você tem o primeiro contato com a oferta.
Depois disso, ao ler todo o conteúdo e as informações da página pode ser que tenha o interesse na oferta. Caso se interesse é preciso preencher alguns dos seus dados que geralmente são e-mail, telefone, cargo na empresa, cidade, entre outros e após preenchido, você receberá um link para baixar o material ou a oferta anunciada.
Por fim, feito esse processo a empresa tem o contato do lead e a partir daí pode estabelecer uma comunicação com ele através do e-mail, com informações importantes, comunicados, ofertas, promoções, entre outros.
O que ofertar na sua landing page?
A oferta é um dos principais atrativos e deve estar bem alinhada com a sua estratégia de marketing. Por isso, para te ajudar a ter ideias, separamos algumas dicas de materiais que podem ser ofertados em suas landing pages.
- Relatórios e whitepapers;
- E-books;
- Guias sobre seu produto ou serviço;
- Newsletters;
- Ferramentas, calculadoras e produtos digitais editáveis;
- Checklists e apresentações;
- Vídeos ou webinars;
- Entre outros.
Como criar landing pages que convertem?
Você deve estar pensando: mas como vou oferecer a minha oferta? Qual conteúdo colocar nesta página? O que deve ter nessa página que chame a atenção do usuário e faça ele preencher o formulário? Como criar landing pages que convertem?
Bom, essas são as perguntas mais comuns e vamos te ajudar com algumas dicas do que não pode faltar na hora de montar a sua landing page.
Chamada principal
A chamada principal é o primeiro destaque da sua landing page, ou seja, é a primeira frase que a pessoa lê ao entrar na sua página. Por isso, ela precisa ser bem clara e objetiva de forma que resuma toda a sua oferta. Elas devem oferecer uma proposta de valor clara ao visitante.
Conteúdo
O conteúdo é o alicerce da página. Além de claro, objetivo e simples, ele precisa vender. O conteúdo da página deve ser o suporte da chamada de destaque. Na página deve conter informações importantes sobre o que está ofertando e de maneira atrativa.
Layout
Capriche no layout e tome cuidado com as imagens e contraste. Você pode utilizar as cores da sua empresa, ou do seu segmento, mas tome cuidado com o contraste, escolha imagens de qualidade e faça uma boa diagramação.
Palavras –chave
As palavras-chave são bem importantes para a sua landing page. Além de utilizar ela no conteúdo e deixar mais claro sobre o que se trata o seu conteúdo, ela pode facilitar que sua página seja encontrada pelos mecanismos de busca, contribuindo para o SEO.
Formulário
O formulário é um dos itens mais importantes, por isso ele deve ter destaque e você deve levar em conta alguns fatores como o tamanho, os campos, a quantidade de informações pedidas e selecionar algumas perguntas que ajudem a equipe de vendas.
Call to action
Invista na call to action. Também conhecida como chamada para ação, esse botão, normalmente recebe uma cor diferenciada ganhando destaque no layout da landing page, e com uma palavra ou frase indicando a próxima ação do usuário, por isso, uma call to action bem desenvolvida pode fazer toda a diferença.
Por fim, devemos lembrar que as landing pages são um dos pilares do Inbound Marketing. Através delas é possível estabelecer uma comunicação para todas as etapas do funil servindo para atrair, converter e se relacionar com o cliente até a hora a venda.
Se você tem alguma dúvida ou deseja saber mais sobre como criar uma boa estratégia de marketing digital, entre em contato e fale com a gente.