Neste post você vai conferir as principais tendências para o marketing digital em 2019.
As tendências para o marketing digital Nos posts anteriores, nós falamos em Branding. Pois é. O desafio de muitas empresas hoje é se destacarem no mercado que está cada vez mais digital.
Está preparado para o marketing digital 2019?
E no meio de um grande e diverso mundo de informações, se destacar é um desafio. Por isso a Gestão da marca, exerce um papel fundamental nesse processo.
Mas o que são as tendências para o marketing digital em 2019?
Para começar a falar do assunto, vamos falar em transformação digital. Se a sua empresa ainda não viveu essa transformação, se prepare, pois, ela precisa acontecer. Hoje o comportamento do consumidor mudou, o acesso a informação é muito mais fácil e rápido, sem contar com a grande variedade de informação que temos acesso.
Para se adaptar a essa realidade muitas empresas que ainda não aderiram ao mundo digital estão tomando as devidas providências.
Confira algumas tendências tecnológicas para o próximo ano:
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Inteligência artificial
A inteligência artificial é a inteligência similar à humana desenvolvida para ferramentas e softwares. A inteligência artificial já faz parte da nossa realidade e pode ser que você nem tenha percebido.
Mas afinal, estamos falando com robôs?
Sim. Hoje já existem robôs criados para melhorar, facilitar e auxiliar o atendimento do usuário com a marca, um exemplo disso são os chamados Chatbots. Esses robôs são criados para imitar as ações humanas nos chats online, automatizar e em alguns casos até gerenciar as interações entre o usuário e a empresa.
Em 2019, o marketing digital usando a inteligência artificial será uma realidade muito presente.
O foco é a utilização dessa tecnologia com base no cliente, com a análise de tendências, perfil e criação de estratégias cada vez mais apuradas. Entender como o usuário está consumindo o seu conteúdo e como entregar de forma personalizada uma boa experiência e consequente uma boa satisfação.
Estes são apenas alguns exemplos do que essa tecnologia pode trazer para o mercado. São muitas as alternativas para a utilização dessa tecnologia, que engloba tanto as atividades da empresa como a experiência que ela pode proporcionar para o seu usuário/consumidor.
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Pesquisa por voz
A pesquisa por voz é uma tendência forte para 2019. Segundo pesquisas recentes, estima-se que até 2020 metade das consultas de pesquisas online sejam feitas por voz. E a estimativa é que essa tecnologia cresça e melhore cada vez mais.
Tal comportamento interfere diretamente no conteúdo criado pelas empresas e a forma como ele deve ser entregue para o usuário final. A partir desse dado, é preciso pensar que o conteúdo criado deve ser feito pensando na pesquisa por voz. Um desafio que as empresas já precisam começar a pensar e se adaptar.
Digamos que esse tipo de comportamento ainda está tímido perante o mercado, sendo utilizado em situações necessárias e práticas como por exemplo quando a pessoa está ocupada e prefere a fala do que a escrita.
Mas é uma tendência que tende a ficar cada vez mais presente no comportamento do consumidor.
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UX Design
O UX Design é uma ciência que estuda se as pessoas vão ou não usar o produto, e de que forma essa experiência pode ser melhorada. Fatores que fazem a pessoa se sentir atraída pelo produto/serviço são um dos fatores que são levados em conta.
As grandes empresas estão investindo e se preocupando cada vez mais na experiência do consumidor com o produto. Por isso investem em pesquisa e análise do comportamento do consumidor.
Dessa maneira o UX Design estará cada vez mais presente como forma de trazer para o usuário uma melhor experiência com o produto/serviço.
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Produção de conteúdo e SEO
A produção de conteúdo é fundamental para que a sua empresa esteja bem posicionada no mundo digital. E a forma como se escreve e o que se escreve é fundamental para alcançar os objetivos desejados.
Atrair um tráfego qualificado é uma das estratégias do marketing de conteúdo. Baseada em produção de conteúdo relevante e informações que atendam a necessidade do usuário, são estratégias para garantir a presença digital além de atrair e engajar o público qualificado.
Um bom conteúdo entregue ao usuário qualificado mantêm a afinidade do usuário com a marca.
Combinando uma boa produção de conteúdo com a aplicação das técnicas de SEO, a fim de melhorar o rankeamento do conteúdo nos mecanismos de busca fazem com que o conteúdo seja entregue de forma mais fácil e qualitativa.
O SEO bem feito é uma forma da sua empresa virar autoridade no mundo digital e consequentemente atrair o seu público desejado.
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Produção de vídeo
A produção de vídeo já é uma realidade muito presente como uma forma de produzir um conteúdo. Cada vez mais comprova-se que o público prefere assistir um vídeo ao ler um texto, o que muda completamente a forma de comunicação.
Canais que hospedam vídeos dos usuários estão crescendo cada vez mais e as mídias digitais já estão se adaptando a essa nova tendência.
No entanto o profissional de marketing deve se atentar a forma como produzir esses vídeos, visto que o marketing em vídeo deve ser feito a partir de uma estratégia e conteúdo planejado.
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Mobile Marketing
O Mobile marketing vem se consolidando do mundo digital. Segundo dados recentes metade da população brasileira acessa conteúdos digitais pelos dispositivos móveis.
Visto isso, um dos principais fatores que as empresas devem se adaptar é a criação de sites e conteúdos responsivos, que permitem que o usuário tenha uma boa experiência pelos dispositivos móveis.
As empresas e profissionais de marketing que se preocupam com esse comportamento do consumidor tendem a saírem na frente.
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Comportamento humano
Em meio a tanta tecnologia, muitas vezes o lado humano é esquecido. Mas por trás de toda tecnologia existe uma pessoa que cria e desenvolve e isso deve ser levado em conta.
Nós usamos a tecnologia, recursos e ferramentas disponíveis para auxiliar em estratégias e vendas, mas quem consome são as pessoas. Então deve-se lembrar que a humanização e criatividade são fatores muito importantes em todo o processo.
Muitos profissionais investem em um marketing humanizado e isso gera valor para a empresa. Interações mais humanizadas entre a marca e o consumidor tendem a gerar mais conversões e serem mais aceitas pelo mercado, trazendo uma melhor identificação da marca com o consumidor.
Nesse sentido, as empresas tendem a repensarem na forma como elaboram suas estratégias de marketing e como se relacionam com o público. Analisar a jornada de compra do usuário, planejar ações são alguns fatores que ajudam a entregar o que realmente o consumidor procura.