O Instagram é uma das ferramentas com maior número de usuários ativos na internet e um grande gerador de novos leads. Hoje em dia o canal é mais que uma rede social, sendo uma ótima rede de negócios para as empresas.
Leia neste blog post sobre como gerar leads no Instagram para alavancar as vendas e como a rede é tão importante para as empresas.
O que são os leads?
Os leads são os potenciais clientes do seu negócio. O lead é toda pessoa que apresentou algum tipo de interesse, seja no conteúdo, produto ou serviço divulgado.
Se uma pessoa interagiu com um post, pediu alguma informação, solicitou algum pedido, ele é um lead, ou seja, de alguma forma ele teve interesse e entrou em contato.
Para saber mais leia o post: O que são os leads e porque eles são tão importantes para o seu negócio.
Qual a importância do Instagram para os negócios?
O Instagram é uma rede social que foi lançada primeiramente com o objetivo de publicar e compartilhar fotos. O objetivo na época do lançamento da rede, era compartilhar fotos em que as pessoas curtissem e comentassem.
Com o tempo a ferramenta cresceu e tomou uma proporção maior, indo além de apenas uma rede de compartilhamento de fotos. O número de usuários cresceu e ao mesmo tempo as empresas viram a necessidade de não somente entrar para o mundo digital, mas também a necessidade de fazer parte das redes sociais.
Se formos pensar, para as empresas é interessante estar onde as pessoas estão, correto? Com um número alto e crescente de usuários ativos, as empresas viram a necessidade de adaptar o seu negócio para o digital.
A ferramenta evoluiu e surgiram novos recursos e formatos de postagens. Além de fotos, vídeos, vídeos rápidos, vídeos com duração de 24h, tags, preços, filtros, músicas, enquetes, entre outros recursos que começaram a se tornar disponíveis para os usuários.
Além de divulgar os serviços e produtos, as empresas puderam fazer parcerias com influencers, interagir em tempo real com consumidor, pegar feedback entre outras vantagens,
O grande diferencial das redes sociais é que você pode atingir um grande número de pessoas, virar autoridade no assunto, vender, criar interação, conhecer melhor o seu púbico, entre outras vantagens que as redes sociais proporcionam para gerar vendas.
Como gerar leads no Instagram?
Agora que você já sabe sobre a importância do Instagram, você deve estar se perguntando: mas como gerar leads no Instagram? A seguir separamos 7 recursos que você pode utilizar para melhorar o perfil da sua empresa e gerar novos leads.
- Otimize a descrição do perfil
A descrição do perfil no Instagram deve falar sobre a empresa de forma breve e eficaz. É importante lembrar que muitas pessoas acessam a sua página para encontrar alguma informação, para saber mais sobre a empresa, produto ou serviço.
Dessa forma, você pode colocar na descrição do perfil sobre a sua empresa, mas você também pode deixar uma oferta atraente. A descrição da bio é um dos recursos que podem diferenciar o seu perfil de outro e gerar leads.
- Use link na bio
A bio do instagram permite que você coloque link e isso é muito importante. Você pode criar uma rede de links e colocar os que são importantes para o seu negócio como por exemplo o site da sua empresa, a página do blog, contato, acesso para WhatsApp, entre outros.
- Faça stories
Os stories são um ótimo recurso para você aumentar o engajamento e atrair novos leads para o seu negócio. Fazer stories constantemente, seja informando sobre o produto ou serviço, mostrando os bastidores, produzindo conteúdo, falando sobre a empresa, são exemplos do que pode ser produzido.
Além disso, você também pode fazer enquetes, utilizar CTAs, colocar links, e utilizar todos os recursos dos stories para atrair novos leads.
- Tenha uma frequência de publicação
A frequência de publicação é muito importante, afinal, não adianta ter um perfil deixa-lo parado. Para ajudar na frequência, fazer um planejamento e um calendário editorial pode essencial. É importante que o time de marketing da sua empresa tenha em mente os objetivos da comunicação das redes sociais, o tom de voz, o posicionamento.
Após definido o objetivo fica mais fácil construir um calendário de postagens e com isso manter uma boa frequência de publicações.
- Faça parceria com influenciadores
Os influenciadores são pessoas referências em um determinado segmento, muitas vezes produtores de conteúdo, artistas ou autoridades em um determinado assunto ou nicho de mercado que fazem propaganda que utilizam dessa fama para fazer propaganda de produtos ou serviços em troca recebem uma quantia acordada.
A publicidade no perfil dos influenciadores, é uma maneira rápida de gerar leads, porém existe um custo e muitas vezes é alto.
- Use hashtags
As hashtags são utilizadas como forma de pesquisa para que usuários encontrem perfis ou fotos de um determinado assunto. A utilização das hashtags é um facilitador para que o conteúdo seja encontrado.
As empresas podem utilizar esse recurso para criar hashtags próprias e com isso divulgar a empresa e acelerar a geração de leads.
- Faça vídeos no IGTV
O IGTV é um recente recurso do Instagram que permite aos usuários que façam vídeos mais longos e deixá-los salvos no feed. Você pode utilizar esse recurso para utilizar CTAs nos vídeos e gerar novos leads.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que o Instagram é uma rede social muito importante para o mundo dos negócios. Com o avanço da tecnologia mais pessoas tiveram acesso à internet e mais usuários se tornaram ativos nas redes sociais. E quando falamos em pessoas ativas, são pessoas que interagem com algum tipo de conteúdo, pesquisam e compram.
O Instagram se tornou um dos principais canais digitais para a geração de novos negócios, por isso é fundamental que ele esteja dentro das estratégias de marketing digital das empresas.
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