Você sabe o que são os leads?
Quem tem um negócio seja você pequeno ou médio empreendedor, sabe que o mercado é composto por diversas mudanças. E, estar atento à essas mudanças é fundamental para a sobrevivência do negócio.
Se você sabe de marketing digital, você já deve ter ouvido falar de inbound marketing. Mas se ainda não ouviu, não tem problema, vamos falar dele nesse artigo e você pode saber mais em nosso blog.
Os leads fazem parte das estratégias do Inbound Marketing e podem fazer toda a diferença no seu negócio. Por isso, a partir de agora fique atento e leia esse artigo que fizemos especialmente sobre esse assunto. Boa Leitura!!
O que são os leads?
O Lead é uma pessoa que tem potencial para ser o seu cliente. O que isso quer dizer? Em outras palavras o lead é a pessoa que encontrou a sua marca, produto ou serviço e teve um interesse.
Essa pessoa pode ter visto uma propaganda, ter sido impactada por algum material de comunicação da sua empresa como landing pages ou e-mail marketing, pode ter te achado através de anúncios nos mecanismos de busca ou mesmo ter visto o seu contato pelas redes sociais.
No Inbound Marketing essas são algumas formas de você atrair e converter pessoas para serem seus futuros clientes. E essas pessoas podem ter interesse e querer saber mais sobre o seu negócio e assim tornar-se cliente.
O que é um Lead qualificado?
O lead qualificado é aquele tipo de pessoa que já sabe que tem um problema e está em busca da solução. Desse modo, a pessoa está considerando comprar o seu produto.
No caso dos leads engajados a empresa precisa oferecer para ele um conteúdo mais específico para convencê-lo que você tem a melhor solução para o problema dele.
Conhecendo os leads
Quando uma pessoa vira um lead da sua empresa ela pode ser identificada de acordo com o seu comportamento. Por exemplo: Existem pessoas que se interessam pela marca, mas que não fazem nada. Outras, já interagem.
Esse é um exemplo de comportamento de duas pessoas diferentes que possibilita a classificação de cada uma delas.
Conhecer bem os leads é muito importante para sua estratégia de marketing digital. Isso porque através de segmentações você pode criar lista de pessoas que não estão engajadas com a sua marca, estabelecer uma nova comunicação e tentar reverter algum lead não engajado em lead que interaja com o seu conteúdo.
Neste mesmo cenário é importante saber quais são as pessoas que são mais engajadas com o seu conteúdo, que leem seus e-mails, baixam materiais, interagem. Pois essas pessoas têm mais chances de percorrerem todas as etapas do funil e virarem consumidores.
Saiba mais sobre o funil de vendas em nosso blog post: Como aplicar o marketing de conteúdo no funil de vendas.
Quais as estratégias para atrair novos leads?
Existem algumas estratégias nas quais você pode atrair novos leads. Nesse caso, você tem que testar qual delas está tendo mais resultado e está sendo melhor para o seu negócio. Para isso você pode usar as métricas e medir os seus resultados.
Alguns exemplos de estratégias que você pode usar:
Blogs
Os Blogs são um excelente canal de comunicação com o seu público onde através de um conteúdo relevante você pode atraí-lo.
E-mail marketing
O e-mail marketing também é uma ótima estratégia para atrair e também nutrir os leads já existentes.
Mídia paga
Se você quer investir, a mídia paga é uma ótima alternativa para que o seu negócio dê de cara com o seu público potencial.
Redes Sociais
As redes sociais são ótimos canais para você atrair e levar as pessoas por exemplo para a sua landing page de conversão.
Bom, por fim, podemos concluir que o lead é uma pessoa que foi impactada por algum conteúdo da sua marca e demonstrou interesse. Dessa forma é muito importante que em sua estratégia tenha a captação e nutrição de leads, podendo ser feita através da automação de marketing e é claro que o time de marketing e vendas esteja bem alinhado!
Sendo assim, cuide da estratégia de Inbound Marketing, atraia, relacione e converta essas pessoas em clientes reais.
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para a sua estratégia, fale com a gente! É só entrar em contato que vamos fazer o melhor trabalho para que você tenha o melhor resultado!
Quero falar com a Agência Oranges.