Você já deve ter ouvido falar em Fake News, as famosas notícias falsas compartilhadas na internet. Devido ao avanço da tecnologia o acesso à internet ficou cada vez mais prático. Hoje, é muito fácil ter acesso a informação. Mais que isso, a informação chega de forma muito rápida.
O que são as fake news?
O termo Fake News é originado do inglês, conhecido popularmente como notícias falsas. É um novo e recente termo que se refere às notícias fabricadas. O termo originou-se nos meios tradicionais de comunicação e logo expandiu-se para as mídias online. Hoje a repercussão das notícias falsas é um grande problema nos meios de comunicação, principalmente na mídia online.
Desse modo as notícias compartilhadas não têm fundamentos reais, mas são noticiadas como reais.
Conheça algumas características das fake news:
- Falsa conexão;
- Conteúdo enganoso e impostor;
- Conteúdo fabricado e manipulado.
Assim, elas têm um poder de atingir o emocional do leitor, com um ar sensacionalista.
As notícias falsas, são escritas e publicadas com conteúdo sensacionalistas e exagerados. Elas têm como o objetivo enganar e chamar a atenção do leitor. Desse modo chamando a atenção dos leitores elas são facilmente compartilhadas e criam uma enorme repercussão. São criadas para aumentar o número de leitores, cliques e compartilhamentos.
O que elas podem causar?
Esse tipo de notícia pode causar muitos danos e prejuízos e gerar consequências graves para a sociedade.
Toda vez que vemos uma notícia fora do comum, é bom ficarmos atento. Títulos e conteúdos sensacionalistas cumprem o objetivo de ganhar likes e compartilhamentos. Assim para essas notícias é preciso ter um senso crítico do leitor e chegar sua veracidade.
É a partir das notícias que nos informamos do que acontece no mundo. É com elas que interpretamos o que foi dito sobre determinado assunto e/ou pessoa. Desse modo se você recebe ou compartilha uma informação falsa você também é informado de forma errada.
As redes sociais são a principal fonte de notícia atual. Diariamente vemos nossa rede de amigos compartilhando algum tipo de notícia e isso alimenta nossa rede de informações. Desse modo é preciso tomar cuidado com o que se lê e com o que se compartilha.
No caso da política também é preciso ficar atento. Em ano de eleições, as notícias falsas podem eleger ou até mesmo derrubar uma candidatura.
Uma notícia pode causar um dano moral, e até mesmo financeiro para a vítima.
Hoje o perfil em uma rede social é como se fosse o retrato pessoal. Tudo o que postamos e compartilhamos vira uma vitrine pessoal. Desse modo isso pode se tornar um problema e ser visto de forma negativa. Por isso é importante pensar antes de compartilhar o conteúdo em seu perfil pessoal.
Como identificar e combater as fake news?
Para identificar a veracidade da informação é preciso fazer um exercício de checagem. Avaliar o conteúdo pesquisando sua fonte, o autor do conteúdo fornecido, ler sobre o assunto em outras fontes. Desse modo fica mais fácil identificar a veracidade da notícia.
Confira algumas dicas:
- Não leia só o título
- Verifique o autor e o site
- Observe se o conteúdo possui erros ortográficos
- Verifique a data de publicação
Por fim para combater essas notícias falsas o melhor caminho é a educação, transparência e checagem da informação.