Neste blog post você vai conhecer como vender mais com o Google utilizando as ferramentas e estratégias que irão melhorar a sua presença online. Boa leitura!
O Google é uma poderosa plataforma de busca na internet onde milhares de pessoas utilizam diariamente, várias vezes ao dia para pesquisar sobre diversos assuntos, além de pesquisar sobre produtos, serviços, cursos, tirar suas dúvidas, etc.
Você já deve ter ouvido falar a expressão: “Não sabe? Põe no Google”. Isso é o que acontece com as pessoas.
Se você tem alguma dúvida, quer saber sobre algum assunto, quer pesquisar sobre uma loja ou serviço, ou até mesmo se tem uma loja perto de você, o Google é o responsável por responder e te mostrar todas as opções encontradas.
E, talvez você se pergunte: Mas o que o Google tem a ver com o meu negócio? Como posso vender mais com o Google? Vamos te responder essas perguntas e te mostrar como você pode usar esse mecanismo de busca para alavancar as suas vendas.
Por que usar o Google para vender mais?
Como já vimos, o Google é um dos maiores buscadores de busca que existe. Agora imagine, você tem uma loja de roupa na sua cidade, e o usuário quer comprar uma roupa, e assim ele faz a pesquisa. Imagine que ele vai fazer a pesquisa vai encontrar várias lojas e não a sua.
É assim que acontece com muitas empresas que não investem em Marketing Digital e acabam perdendo venda para os concorrentes.
Como usar o Google para vender mais?
Existem várias maneiras de você vender mais com o Google, algumas pagas outras gratuitas. Os anúncios por exemplo, são pagos e você aparece no topo das buscas para o Google. Além de outras maneiras que vamos mostrar a seguir. Confira:
Google Adwords
O Google Adwords é uma maneira de anunciar no Google para que o seu produto, estabelecimento ou serviço apareça na primeira página de busca de acordo com a palavra-chave referente ao seu negócio.
Em outras palavras, você cadastra algumas palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou produto e cria os anúncios no Google.
É como imaginar o seu cliente, ao procurar sobre o seu produto, como ele pesquisaria, quais termos e palavras ele usuária? Assim, você seleciona as palavras-chaves principais e faz o anúncio da página do produto. Quando o usuário for pesquisar, o seu anúncio aparecerá nos primeiros resultados.
O Google Ads também oferece ferramentas gratuitas para que você possa fazer a pesquisa de palavras-chave. Além do Google existem outras ferramentas pagas para essa atividade.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização para os mecanismos de busca. Acima falamos de uma mídia paga onde o seu anúncio irá aparecer na primeira página e você terá os resultados de acordo como fez o anúncio e seu investimento.
O SEO é um conjunto de técnicas que irão auxiliar o seu conteúdo, seja uma página do site ou produto a ranquear organicamente no Google.
Funciona como um conjunto de atividades que influenciam os algoritmos dos mecanismos de busca a definir a posição que a sua página vai ficar no Google. O SEO também define o ranking da sua página em relação ao seu concorrente baseado na palavra-chave escolhida.
O SEO é aplicado nas imagens, que definem o carregamento da página, no conteúdo, na página em si, na URL do seu site, e é considerado um dos principais fatores para melhorar o ranking de posição nos mecanismos de busca.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma maneira de vender mais com o Google pois você será encontrado por quem procura pelo seu serviço.
A ferramenta gratuita permite você cadastrar a sua empresa no Google, disponibilizando informações comerciais como endereço, telefone e site, tanto na Pesquisa como no Google Maps. Dessa forma, você ajuda o usuário a encontrar o seu negócio de maneira mais fácil.
No Google Meu Negócio a sua empresa pode interagir com o cliente respondendo os comentários, postar fotos do ambiente da sua empresa, ampliar a sua presença online e ainda oferecer mais confiança para o seu cliente.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita onde você pode configurar para que ele faça o rastreamento das informações do seu site.
Dessa maneira você consegue ter informações de acesso como localidade das pessoas que estão acessando a sua página, usuários ativos, quantidade de visitas, regiões, páginas mais acessadas e muitas outras informações que serão valiosas para as suas estratégias de vendas.
Google Shopping
O Google Shopping é um serviço onde permite que os usuários busquem por produtos em sites de compra online, compare preços, marcas e empresas.
É uma vitrine virtual integrada ao Google, onde os produtos aparecem nos resultados de pesquisa. As empresas que queiram anunciar precisam se cadastrar e pagar ao Google para ter um anúncio pago e aparecer na plataforma.
Por fim, podemos concluir que o Google oferece várias plataformas e ferramentas, sendo essas e outras que irão ajudar o seu negócio a alavancar as vendas.
Se você quer vender mais com o Google, o primeiro passo é melhorar a sua presença online com estratégias que permitirão que o seu público-alvo encontre a sua empresa aparecendo no Google, e assim aumentar suas vendas todos os dias.
O que achou das dicas? Para saber mais sobre vendas e Marketing Digital você pode acessar o nosso blog ou falar com os nossos especialistas e começar hoje mesmo a sua estratégia.