Uma boa gestão da marca é essencial. A imagem, o que a marca diz e como ela diz é fundamental para atrair e conquistar clientes a fim de torná-los reais e fiéis consumidores da marca.
Já abordamos em nosso blog sobre o que é Branding, agora vamos falar sobre a importância e como realizar a gestão da marca.
O que é Branding?
Antes de começar, vamos relembrar o que é Branding.
O Branding é um conjunto de atividades que estão ligadas a gestão da marca. Ele engloba todo o desenvolvimento de criação, posicionamento de mercado e gestão.
A principal função do branding é formar uma identificação da marca com o consumidor. Ele tem o objetivo de criar e despertar sensações criando uma conexão entre o consumidor e a marca.
A importância do Branding para a sua empresa
Quando se cria uma marca é importante definir o seu objetivo, ou seja, o que se vende e como se vende. É comum encontrar marcas que são reconhecidas pela própria marca no mercado, mais que o produto que vende.
Você já deve ter ouvido falar a expressão: “Ele só usa roupa de marca.”
Muitas marcas consideradas sofisticadas no mercado, fizeram um forte investimento em estratégias de gestão da marca.
Dessa forma, você agrega valor a ela, de forma a ser reconhecida no mercado. Hoje, pesquisas demonstram que o comportamento do consumidor tende a ir nesse caminho. Muitas pessoas enxergam o valor da marca, isso se torna um desejo e elas não se importam em pagar mais caro pelo produto.
Isso acontece pois todo o trabalho de gestão da marca deu certo. O consumidor passa a se identificar com a marca. Você já deve ter sentido a sensação de estar pagando mais caro por um produto ou serviço e mesmo assim ficou satisfeito.
O consumidor tem a sensação de estar recebendo um produto de qualidade e isso o deixa satisfeito.
Neste exemplo podemos notar uma gestão de marca eficiente. Quando a marca consegue agregar valor aliado a um bom produto ou serviço o consumidor tende a pagar por aquilo.
Gestão da marca: como agregar valor a marca?
Quando a marca tem um propósito bem definido, ela agrega valor a sua marca chegando até o consumidor de forma positiva. É importante que você consiga gerar experiências positivas para o seu cliente.
Muitas empresas trabalham fortemente na gestão da sua marca e entendem a sua importância, principalmente em um mercado que hoje está altamente competitivo. A variedade de produtos e serviços é muito maior do que antigamente. O comportamento do consumidor muda e o mercado precisa acompanhar essa mudança.
Por isso cuidar da marca é tão importante quanto apenas ter o produto.As empresas precisam ter em mente que apenas ter um produto e/ou serviço de qualidade não é suficiente.
“Empresas de destaque no mercado, conseguem estar sempre no topo de venda em sua maioria por terem feito uma boa gestão de marca. Assim, as pessoas se identificam com a marca, passam a desejar os seus produtos.”
É preciso que as empresas entendam que muitas vezes ter apenas um produto com muitas qualidade e vantagens não é suficiente para vendê-lo.
A ideia é simples: quando a marca é forte as pessoas se mostram mais dispostas a consumir seus produtos. Elas enxergar valor nelas. A marca deve ser lembrada pelo seu valor agregado.
Como fazer uma boa gestão da marca
Para fazer uma boa gestão da marca é preciso tornar potencial o seu negócio, criar uma identificação com o cliente, agregando valor a sua marca. Confira algumas dicas de como fazer uma boa gestão da marca:
Criação da marca e redesign
Se você está começando, pense na criação da sua marca. Defina como vai ser o logo e toda identidade visual do seu negócio. Pense nas cores, fontes, símbolos, e o que você vai transmitir. Caso já tenha um negócio, analise como a sua marca está, se ela precisa de um redesign ou não.
Descubra o DNA da marca
A primeira ideia que você deve ter em mente é qual a mensagem que a sua empresa pretende passar.
Qual segmento você atua, o que você vende, para quem, qual tipo de produto e serviço e dessa forma definir qual mensagem você pretende passar para o consumidor.
O DNA da marca deve estar presente em toda e qualquer estratégia usada.
Agregue valor
Depois de bem definida a mensagem, pense na maneira como passar essa mensagem. Faça uma boa estratégia de comunicação, invista em marketing e passe a mensagem da melhor forma para o consumidor.
Algumas empresas não dão importância para a gestão da marca, pois ela não é uma estratégia a curto prazo e muita gente tem essa ansiedade de pensar a curto prazo.
Mas uma boa estratégia e uma gestão da marca bem executada podem gerar bons resultados de forma direta ou indireta.
Quando você desenvolve uma marca e atinge um alto nível de solidez no mercado. Logo, você pode notar o aumento das vendas e a capacidade de atrair o público.
Ao criar uma identificação com o consumidor, ele começa a “vestir a camisa” da sua empresa de forma a não somente consumir mais também propagá-la.
Utilize as estratégias de marketing
Utilizar o marketing para fortalecer a sua marca. Defina o tom de voz da marca, crie estratégias de marketing digital, esteja nas redes sociais, tudo isso contribui para um bom trabalho de branding. Uma boa gestão da marca faz parte do sucesso do seu negócio.
Para gerar valor na sua marca, é preciso investir nela, investir em estratégia de branding assertivas para tornar o seu público potencial o consumidor dela.
Além disso é preciso pensar a longo prazo e o que você pretende para os próximos anos. Cada vez mais as marcas estão antenadas nas tendências do mercado e na experiência do usuário.
Gestão da marca: como atrair clientes fiéis?
A gestão da marca é feita para que você atraia o público mas acima de tudo torne seus consumidores amantes da sua marca. Para isso é fundamental que o trabalho de branding seja muito bem feito.
Marcas que agregam valor são altamente reconhecidas no mercado e tem a sua marca lembrada em qualquer lugar que estejam.
Podemos concluir que para que a sua marca atraia clientes fiéis ela precisa estar emocionalmente conectada com o seu público, tornando-os fãs, clientes fiéis, admiradores e propagadores na marca.
Com um DNA bem definido e feito as estratégias de campanha da sua marca, seja ao lançar um produto, falar sobre uma novidade, comunicar seu posicionamento, seja qual for, o objetivo de uma campanha de branding é essencial que tudo seja muito bem feito e planejado.
A empresa é o espelho da marca, por isso é tão importante ter bem claro para toda a empresa, incluindo os colaboradores a missão, visão e os valores da empresa, a mensagem que ela pretende passar e como passar;Quer saber mais sobre esse e outros assuntos, é só navegar pelo nosso blog.