Toda empresa quer estar onde o seu público está, não é verdade? E você sabe onde o seu consumidor está? O processo de compra passou por algumas transformações ao longo do tempo, principalmente durantes os últimos anos.
As redes sociais hoje fazem parte dessa transformação, responsáveis por serem os principais canais de comunicação e venda entre a marca e o consumidor.
Perfil do consumidor atual
O consumidor tem acesso às informações de maneira mais rápida e acessível. Antigamente a internet não era acessível para todo mundo e não tinha essa praticidade de acesso que vemos hoje. Você pode ver como pessoas de gerações mais antigas já aprenderam a mexer em aplicativos como WhatsApp e Facebook.
O fato das pessoas terem acesso a tanta informação fez com que o consumidor pesquisasse mais e com isso a concorrência aumentou. Mas não foi somente isso que aconteceu, as pessoas ficaram mais espertas e exigentes.
Quando você tem alguma dúvida sobre alguma coisa você pesquisa nos mecanismos de busca e logo encontra uma resposta. Se você tem um interesse em um produto, você busca por redes sociais como Facebook e Instagram e logo encontra todas as informações que você procurava sobre uma marca, produto ou serviço.
Redes sociais como canais de vendas
O que vemos hoje em dia é um crescendo número de usuários ativos nas redes sociais que são impactados por anúncios, estes guiados por tecnologias como inteligência artificial a que parecem adivinhar o que você está procurando.
Essas tecnologias são fortes aliadas das empresas para venderam mais e o investimento em redes sociais para esse tipo de objetivo está cada vez mais forte do mercado mundial. Mas como vender pelas redes sociais?
Antes de responder, veja sobre cada uma delas a seguir.
O Facebook é uma das primeiras redes sociais que surgiu, e de fato ela surgiu como uma rede de relacionamento onde pessoas encontravam pessoas, curtiam fotos, deixavam recados.
Com o passar dos anos o Facebook se tornou um dos principais canais de venda. Através do gerenciador de anúncios da própria ferramenta, o Facebook Ads, você pode criar anúncios, definindo o seu público de interesse e divulgar na ferramenta.
O facebook tem o que chamamos de fan pages, onde a empresa faz uma página com todas as informações e nessa página o usuário pode seguir, curtir, acompanhar e interagir com a empresa. Essa é uma excelente forma de se manter conectado com o público de interesse, gerar conteúdo de valor, interação, receber feedback dos consumidores, propagar a marca e fazer anúncios focados em venda.
Assim como o Facebook, o Instagram inicialmente começou como uma ferramenta focada em fotos. Muita gente gostou da ferramenta e logo se tornou usuário.
Com o passar do tempo a ferramenta ganhou espaço no mercado, e com cada vez mais usuários, muitas empresas viram ótimas oportunidades de ganharem dinheiro, crescendo a marca no próprio Instagram. Hoje a ferramenta conta com milhões de usuários ativos, o que a deixa nos primeiros lugares do rancking das redes sociais mais usadas pelas pessoas mundialmente.
Com o Instagram surgiram os digitais influencers, que são pessoas que usam os canais digitais para fazerem propaganda de um setor de atuação. Por exemplo, uma pessoa que é referência em um segmento, ela posta uma foto usando um produto. Se ela usa é porque é bom, ela vai divulgar para os seguidores e com isso a marca do produto consegue mais público e alcance.
O Instagram é um dos melhores canais digitais para realizar vendas. Além da divulgação ele também permite a criação de posts patrocinados e na própria ferramenta tem o Instagram Shopping, que é como se fosse uma vitrine dos produtos com os valores, podendo realizar a compra ali mesmo.
YouTube
O YouTube é responsável por um dos maiores ranckings de acesso e visualizações feitas por usuários do mundo inteiro. O alcance da ferramenta é tão grande que muitas pessoas ficaram famosas, construíram a sua marca e a sua carreira através do YouTube. O que chamamos de Youtubers, são as pessoas que usaram a ferramenta para criar conteúdo, viraram referência e hoje, vivem disso.
Muitas pessoas e marcas se tornaram famosas através dessa ferramenta de vídeo. O Youtube além de gerar um alto alcance de forma instantânea também permite que você faça propaganda patrocinada, que aparecem no meio dos vídeos.
Como vender pelas redes sociais?
Agora que você já conhece um pouco de cada ferramenta, você viu como é importante que a sua empresa esteja presente nas redes sociais.
Por isso, comece com um planejamento, entenda bem o seu público. A grande vantagem das redes sociais é que você pode ter um contato com o seu público e fazer testes, assim ao compartilhar conteúdos você sabe ou nação se está gostando o que permite que você toma uma decisão mais assertiva se muda ou não a sua estratégia.
Não é difícil saber como vender pelas redes sociais, basta estar nelas, conhecer bem o que você quer falar e para quem e ter uma boa ideia como estratégia.
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