Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que se constitui em atrair, converter e encantar clientes.
Através do Inbound Marketing é possível criar uma conexão com os potenciais clientes, fazendo estratégias de comunicação os canais na internet, atraindo e convertendo de forma estratégia o público certo para o seu negócio.
Muitas pessoas têm dúvidas de como atrair novos potenciais clientes, o que chamamos de novos leads, por isso neste blog você vai conhecer algumas estratégias de geração de leads.
O que é Inbound Marketing?
Antes de começar a falar dos leads, vamos lembrar sobre o conceito de Inbound Marketing.
Diferente do marketing convencional o inbound marketing também conhecido como marketing de atração, tem como objetivo atrair e converter leads utilizando estratégias de conteúdo relevante.
Uma das vantagens do Inbound Marketing é que você pode atrair o seu público de interesse específico e se comunicar com ele de forma personalizada o que pode facilitar o caminho dele até a venda. É como se você o guiasse com conteúdo relevante, ensinando e guiando até a hora dele decidir a comprar o seu produto.
Utilizando o marketing de conteúdo você nutre o seu lead com informações que ele tenha interesse e que desperte a solução para o seu problema.
O público de interesse são os famosos leads. Para saber mais sobre que são os leads, leia o artigo: O que são os leads e porque eles são tão importantes para o seu negócio.
Como captar leads e aumentar as vendas?
Captar leads não consiste somente em ir atrás de novos clientes ou uma grande quantidade. A geração de novos leads precisa ser feita através de uma estratégia de marketing que faça com que a sua marca atraia potenciais clientes. Ou seja, quando falamos em potenciais clientes estamos falando em clientes que realmente tenham interesse na marca e potencial para se tornarem possíveis clientes.
Captar novos leads não quer dizer que você irá aumentar suas vendas diretamente significa. Captar leads significa atrair pessoas que realmente sejam clientes potenciais e que através do interesse de compra possam aumentar significativamente as suas vendas.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e consumindo pela internet o que possibilita um crescimento potencial para as empresas ao implantarem o Inbound Marketing na empresa. Uma vez que ele é feito de maneira certa, o aumento das vendas é certeiro.
Como criar uma estratégia para captar leads?
Agora que você já sabe sobre o inbound vamos ver algumas estratégias que podem ser aplicadas para fazer o Inbound Marketing de maneira eficaz.
Veja algumas dicas:
Tenha um site para captar leads
O site é a vitrine do seu negócio e pode ser o seu principal canal de venda. Mas não é só isso. Na hora de criar o seu site você deve se preocupar com o criador do site, a hospedagem e segurança e o conteúdo.
Além do site ser seguro, ele precisa passar uma boa experiência de navegação e ainda e um dos fatores mais importantes, você precisa ter site com conteúdos relevantes. É preciso ter um conteúdo que converse com a sua audiência, que desperte o interesse dela em navegar no seu site e que desperte o desejo para conhecer mais sobre a sua marca e decidir por consumir ela.
Por isso, é importante que você fique atento as estratégias de SEO, criando um site otimizado para os mecanismos de busca, afinal não adianta ter um site e não ser encontrado.
E hoje, o perfil do consumidor é um perfil muito mais exigente e que está sempre pesquisando. Por isso não queira perder para o seu concorrente.
Utilize landing pages
As landing pages são fundamentais em uma estratégia de Inbound Marketing. É através dela que você cria uma página especifica de um serviço ou produto, coloca um conteúdo relevante e é nesse canal que você poderá ter a conversão de um lead e a partir daí, estabelecer uma comunicação com ele.
Em uma landing page, é fundamental que você invista em um conteúdo atrativo, que tenha um dom design com um contraste de cores e uma boa diagramação que combine imagens ou vídeos com o texto. Tudo precisa estar em perfeita sintonia para que a sua página fique bonita e atrativa, afinal, você está querendo que o lead converta nessa página.
Se você quer saber como criar uma landing page que converte leia o nosso artigo em nosso blog: Como criar Landing Pages que convertem..
Webinários
Os webinários são uma excelente opção para a captação de lead. Através dele você pode começar a estabelecer uma conexão com o lead, de forma áudio visual, podendo ser um vídeo explicativo, uma aula ou algo do tipo.
Os webinários permitem que tenha uma comunicação criada a partir da produção de um conteúdo rico para atrair os leads. Dessa forma, eles são uma ótima maneira de se conseguir a confiança de quem está assistindo.
E quando se tem confiança é muito mais fácil vender.
Com a crescente onda de vídeos na internet o formato dos webinários tem sido uma estratégia muito eficaz para captar um grande número de pessoas.
Por fim, podemos concluir que os leads serão os seus futuros clientes. Por isso é preciso saber abordá-los e uma boa estratégia poderá ajudá-lo. Afinal, é através de uma boa estratégia e um bom conteúdo que você poderá atrair, converter e encantar o seu cliente.
Se você ficou com alguma dúvida ou deseja ter uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a vender mais!