Branding é um conjunto de atividades relacionadas à gestão da marca de uma empresa. O nome, a cor, os símbolos, a mensagem que a empresa quer passar, as ideias, tudo isso faz parte do Branding.
Neste blog post você irá saber tudo sobre o que é Branding e porque ele é tão importante para o sucesso do seu negócio.
O conceito de Branding
A palavra Branding deriva-se do termo brand, que significa marca em inglês. O termo Branding consiste em um conjunto de atividades que se destinam a gestão da marca.
A gestão do Branding é um dos parâmetros essenciais do marketing.
Dessa maneira o Branding envolve desce o processo criativo, passando pelo desenvolvimento até posicionamento de mercado e a sua gestão e está relacionado com as ações de marketing de forma a potencializar as vendas.
O Branding e a importância da marca
Primeiramente vamos entender o que é Branding.
Quando você pensa em um produto ou serviço você lembra de alguma marca? Por exemplo: refrigerante, sabão, macarrão instantâneo, curativos, quais nomes vem a sua cabeça?
Isso acontece, pois, a memória do nome está tão forte na mente do consumidor que no primeiro momento você lembra da nome, depois lembra do produto. Neste caso, percebemos o valor que ela tem e o quanto o Branding é importante.
Um branding bem feito faz com que a marca seja lembrada pelo consumidor, além de auxiliar na estratégia de posicionamento de mercado, e gerar mais vendas.
Sendo assim, podemos perceber que o Branding está diretamente ligado com o posicionamento da marca no mercado. O que você faz para o seu negócio ser lembrada? Quais estratégias você usa? O que faz o consumidor querer o seu produto ou serviço e não o do seu concorrente?
A Coca-Cola por exemplo, reconhecida fortemente no mercado, sendo líder de mercado e referência para muitas outras. Mesmo assim ela não deixou de fazer Branding, mantendo-se antenada nas tendências no mercado e se preocupando cada vez mais com a experiência e comportamento do consumidor.
Uma marca forte e reconhecida sempre estará a frente das marcas com menos presença de mercado.
E a sua marca como está?
Já imaginou os seus próprios clientes fazendo a propaganda do seu negócio, produto ou serviço de forma espontânea? É esse o resultado quando trabalha o Branding.
Mas para isso deve se levar em conta a qualidade do produto, a experiência do usuário, entre outros fatores que são fundamentais para que o consumidor adquira o produto ou serviço e fique satisfeito.
Devemos lembrar que existem diversos fatores que envolvem a compra para o consumidor. Muitos deles o consumidor nem tem ideia e age de forma inconsciente.
Qual a diferença de Branding e marca?
Primeiramente vamos entender o que é marca. Muitas pessoas acreditam que a marca é apenas o logo. O logo é uma parte fundamental, mas ela não se resume só a isso.
A marca é tudo aquilo que se destina ao seu negócio, incluindo o logo, o nome, as cores representadas e outras características. A partir desse conceito, ela é definida como conjunto de tudo que te representa, a forma como você se comunica e anuncia no mercado.
Ela é o que vai diferenciar a sua empresa do seu concorrente. Ela vai ser responsável pela forma com que a sua empresa é vista. Ela diz o que é o seu produto ou serviço, ou seja, o que ele representa.
Dessa forma, o Branding é fundamental para que ela se torne única, se comunique de forma correta e se destaque no mercado.
A importância do Branding
Quando fazemos uma marca é preciso estar bem claro a sua importância em relação a identidade visual, os conceitos de sua criação, o que é a empresa e qual a sua relação com a marca, qual a mensagem que a empresa deseja passar além das diretrizes de aplicação que deve levar em conta desde a aplicação em um cartão de visita até uma fachada.
Por isso é fundamental que você entenda e esteja bem claro qual a essência do seu negócio, para que seja definida uma boa estratégia de gestão de marca.
Podemos dizer que a gestão da marca é tão importante que não basta apenas ter um produto e ou serviço de qualidade, é preciso fazer uma boa gestão, ou seja, ela está diretamente ligada ao sucesso da sua empresa.
Lembre-se que as pessoas não compram de fato o que você vende, mas sim, a maneira como você vende, por isso a importância do Branding.
Estratégias de Branding
Uma estratégia de branding tem haver com o posicionamento.
Toda gestão de branding pede uma boa estratégia. Nela serão definidas como será o tom de voz da marca, para quem é o que ela pretende falar e se comunicar, qual a personalidade da marca.
Todos esses fatores precisam ser bem definidos para que haja uma identidade de marca e uma boa comunicação. Saber para quem vai falar, como e porque é essencial para uma marca de sucesso.
Dessa maneira a sua marca pode ser forte, construída a partir de estratégias de marketing assertivas na comunicação com o seu público.
É claro que isso pode levar um tempo, mas se forem realizadas boas estratégias de marketing a pequeno, médio e longo prazo a sua marca se tornará uma referência.
Branding e o Marketing Digital
O marketing está diretamente ligado ao Branding. A marca precisa se comunicar com o seu público potencial. Tanto no marketing convencional como no marketing digital as estratégias são fundamentais para que a sua marca seja lembrada e estabeleça uma boa comunicação.
Através do marketing de conteúdo, redes sociais, e o marketing digital é possível estabelecer estratégias que fazem parte da gestão do branding e assim fortalecer a marca.
Devemos lembrar que as grandes marcas que ficaram na memória do consumidor investiram muito em marketing digital e se preocupam com a experiência dele com a marca, ou seja, ela leva em consideração.
Para finalizar não se esqueça de ter a sua marca registrada!
Agora que você já sabe o que é o Branding e o tanto que ele é importante para o seu negócio, consulte um especialista da Oranges e faça a sua marca ser lembrada.